Três prefeituras do Sul do Estado foram alvo de mandado de busca e apreensão na 4ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta quinta-feira (27). A investigação apura fraude e corrupção no setor de coleta e recolhimento de lixo em várias cidades de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Operação Mensageiro deflagra quarta fase com novas prisões em SC

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os mandados foram cumpridos em Braço do Norte, Imaruí e Gravatal. Até o momento, não há informação sobre a prisão ou envolvimento dos prefeitos de ambos municípios. 

O prefeito de Gravatal, Clei Rodrigues (PP), está em Brasília para viagem oficial, informou a prefeitura. Em nota, a gestão disse ainda que colabora com as investigações. 

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Braço do Norte também se manifestou por nota dizendo ter entregue todos os documentos solicitados e que colabora com as autoridades. 

A reportagem do Diário Catarinense procurou a prefeitura de Imaruí que ainda não se manifestou sobre a Operação Mensageiro. 

Veja o que disseram as prefeituras

Gravatal

Em nota, a prefeitura de Gravatal confirmou o cumprimento de mandado de busca e apreensão no prédio público. Foram recolhidos documentos no Setor de Licitações, de diversos períodos e gestões administrativas. 

“Neste sentido, a Prefeitura de Gravatal reitera o compromisso de atender a todas as determinações e prestar todo o apoio às investigações promovidas pelo MPSC”, escreveu em nota. 

Continua depois da publicidade

O prefeito Clei Rodrigues (PP) está em Brasília para uma viagem oficial e, segundo a prefeitura, não foi citado no mandado. O Ministério Público de Santa Catarina não confirmou se Rodrigues é um dos alvos das investigações.

Braço do Norte

A prefeitura confirmou o cumprimento do mandado de busca e apreensão na prefeitura de Braço do Norte. “Colaborando com autoridades, o Município está fornecendo toda a documentação solicitada, e se colocou à disposição para outros esclarecimentos, caso seja necessário, visando a apuração dos fatos”, escreveu em nota. 

Imaruí

Por meio da assessoria, a prefeitura de Imaruí informou que ainda apura com os advogados o mandado de busca e apreensão cumprido no município. 

O que é a Operação Mensageiro e o que ela apura? 

A Operação Mensageiro foi deflagrada em 6 de dezembro de 2022. Ela investiga um suposto esquema de corrupção na licitação de lixo em várias cidades de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Ela já teve quatro fases. Na primeira, quatro prefeitos foram presos nas cidades de Pescaria Brava, Papanduva, Balneário Barra do Sul e Itapoá. 

Já na segunda, em 2 de fevereiro, dois prefeitos também foram detidos: de Lages e Capivari de Baixo. Na terceira, deflagrada em 14 do mesmo mês, o prefeito de Tubarão e o vice foram presos. 

Nesta quarta fase, as informações preliminares apontam o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão. Entre os detidos estão os prefeitos de Gravatal, no Sul do Estado, Guaramirim e Schroeder, ambos no Norte. 

Leia também

Prefeito de Itapoá vira réu na operação Mensageiro

Operação Mensageiro: Entenda como funcionava o propinoduto do lixo em SC