Ainda que em menor escala, as chuvas que afetam ao menos 39 cidades em Santa Catarina, nas regiões Oeste, Meio-Oeste e Serrana, também causaram problemas no Sul do Estado. Domingo, Laguna teve um deslizamento de encosta, que deixou a BR-101 interditada nos dois sentidos das 11h40min às 16h30min. No Balneário Rincão, o volume de chuva registrado nos últimos 20 dias provocou estragos em estradas e drenagens. Na noite de domingo, o prefeito Décio Góes anunciou o decreto de situação de emergência.

Continua depois da publicidade

Leia também:

.: Jovem filma cratera se abrindo pouco após cruzar pelo trecho

.: Leia todas as notícias sobre a chuva em SC

Continua depois da publicidade

.: Siga informações do trânsito no @t24horas

– Felizmente não tivemos desabrigados. Nossos problemas ficaram caracterizados em malhas viárias e drenagens – informou o prefeito.

As comunidades mais afetadas foram Barra Velha, Zona Sul, Urussanga Velha, Beira-Mar e parte da comunidade de Torneiro. Pedreiras e Lagoa dos Freitas tiveram estragos menores. Na noite de domingo, equipes estiveram com máquinas nos locais afetados, mas sem capacidade de responder a demanda. Os órgãos de Segurança, Defesa Civil Regional e da ajuda voluntária do Jeep Clube de Içara apoiaram nos trabalhos.

– Como novo município, ainda estamos nos estruturando. Temos apenas uma patrola, duas retroescavadeiras e um caminhão disponíveis no momento, mas que não são suficientes para deixar a situação em ordem em tempo necessário. Por este motivo, decretamos situação de emergência – disse Góes.

Continua depois da publicidade

Uma equipe da Administração Municipal identificou os estragos junto a coordenadoria regional da Defesa Civil, que concluiu a necessidade de decretar situação de emergência.

Nos últimos dias, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fizeram plantão nas ruas mais problemáticas, para desobstruir valas de drenagem e tentar baixar as águas, trabalhos que evitaram maiores danos.