O prefeito Mário Hildebrandt assinou no fim da tarde desta segunda-feira um decreto de situação de emergência pontual por causa das chuvas que atingiram a cidade na última quinta-feira. Segundo o prefeito, o documento institui situação de emergência para 22 bairros (confira lista abaixo). Nove deles ficam na região Norte da cidade, considerada a mais atingida pelo temporal. O documento facilita a busca por recursos em órgãos estaduais e federais para resposta e reconstrução e será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

A definição de publicar o decreto ocorreu após reunião com secretários no fim da tarde desta segunda, no gabinete de Hildebrandt. A prefeitura informou que 64 ruas tiveram algum prejuízo provocado pelas chuvas de semana passada. O prejuízo estimado é de R$ 4,5 milhões. Somente na área da educação 13 unidades de ensino tiveram a estrutura afetada de alguma forma. O prefeito explica que o decreto buscou atender as regiões que tiveram danos mais críticos com o temporal da quinta-feira.

– Tivemos situações em vários bairros, mas algumas delas que não justificam situação de emergência. Nesses 22 bairros foi onde se verificou que houve mais prejuízos, passíveis do decreto – explicou.

Um dos exemplos de estragos provocados pela chuva é a Rua Rosário, no bairro Ponta Aguda. No local, a chuva danificou a rede de drenagem da via, que passa por um terreno particular, mas atende toda a via. Um buraco de 12 metros se formou, obstruindo a drenagem da água da chuva. A recuperação deste local é um dos pontos que deve entrar na programação do município de busca por recursos. A maior parte das intervenções necessárias é composta por drenagem, reconstrução e repavimentação.

– Existem as ações emergenciais, de resposta, que nós já estamos fazendo, e existem as de reconstrução, algumas maiores, que demandam da avaliação do governo federal para obter o recurso delas – explica.

Continua depois da publicidade

Hildebrandt tem reunião nesta terça-feira com o secretário de Estado de Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, e com o governador Carlos Moisés (PSL), em Florianópolis. Nos dois encontros ele já deve mencionar os estragos provocados pelas chuvas e a necessidade de recursos para a reconstrução.

Confira os bairros incluídos no decreto de emergência:

Badenfurt

Boa Vista

Centro

Fidélis

Fortaleza

Garcia

Glória

Itoupava Central

Itoupava Norte

Itoupavazinha

Jardim Blumenau

Nova Esperança

Ponta Aguda

Progresso

Ribeirão Fresco

Salto

Testo Salto

Valparaíso

Velha

Vila Itoupava

Vila Nova

Vorstadt

Leia mais notícias em santa.com.br