Durante coletiva nesta terça-feira, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) anunciou o decreto da prefeitura que determina, a partir desta terça-feira, o cancelamento de eventos artísticos, esportivos, festivos e políticos pelo período de 30 dias na cidade.

Continua depois da publicidade

Também está suspenso o funcionamento das boates e casas noturnas de Santa Maria pelo período de um mês. Schirmer também anunciou que está suspensa realização do Carnaval fora de época da cidade.

Pouco depois das 16h45min, ao terminar de ler o seu pronunciamento, Schirmer deixou a sala onde, inicialmente, ele deveria responder aos questionamentos da imprensa. A tarefa ficou ao secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica.

Antes de deixar os profissionais da imprensa, Schirmer disse que ter “absoluta certeza e tranquilidade” de que a prefeitura agiu com as suas obrigações e competências impostas pela lei municipal. Schirmer reiterou que a boate Kiss estava regular.

Continua depois da publicidade

Sobre a aprovação, fiscalização e vistoria do Projeto de Prevenção contra Incêndio, que ocorre anualmente, assim como o total de pessoas que frequentavam o local, Schirmer disse que o Executivo age de acordo com as legislações estadual e municipal.

Por fim, o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, afirmou que a competência destas atividades seria exclusividade do corpo de bombeiros.

Em gráfico, entenda a sequência de eventos que originou o fogo

Clique aqui

Veja também

Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia

Veja como foi o velório das vítimas

Nove pontos que devem permear as investigações sobre incêndio

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.

Continua depois da publicidade

Sem conseguir sair do estabelecimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil.

Veja onde aconteceu

Imagem: Arte ZH

A boate

Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes – além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.

Continua depois da publicidade