O prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen, pediu durante uma live na manhã deste sábado (14) que os moradores de áreas atingidas pela enchente na cidade ainda não voltem para casa. Segundo o gestor, existe a previsão do retorno da chuva a partir da tarde de domingo (15).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nota informando sobre a possibilidade de cair entre 70 e 100 milímetros de água entre segunda (16) e terça-feira (17) no Alto Vale do Itajaí. Purnhagen disse que ainda não é possível prever o impacto desse volume na cidade.
Taió viu o Rio Itajaí do Oeste chegar 12,40 metros no começo desta semana. Na medição deste sábado, às 14h, já havia caído cerca de dois metros e chegado aos 10,45 metros. Às 17h a barragem na cidade estava com as sete comportas abertas e vertendo 85 centímetros.
Imagens do repórter Juan Todescatt, da NSC TV, mostram moradores trabalhando na limpeza de imóveis. O prefeito de Taió pediu que quem decidir fazer a higienização tente ao máximo economizar a água, armazene o lixo em sacos e deixe o entulho nas laterais das calçadas para coleta no domingo (15).
Continua depois da publicidade
— Quer limpar, limpe, mas não retorne já. No momento adequado vamos orientar as pessoas a voltar — frisou Purnhagen.
Ainda há áreas alagadas na cidade e 137 pessoas no abrigo instalado no município vizinho de Pouso Redondo, para onde os moradores desabrigados de Taió foram levados.
Os números da enchente em Taió
A prefeitura informou na sexta-feira (13) que 34% das edificações de Taió foram atingidas pela enchente. São 1.377 casas afetadas pela água que subiu do Rio Itajaí do Oeste. O município do Alto Vale tem cerca de 18,4 mil habitantes, do quais 3,6 mil sofreram diretamente com a inundação.
Continua depois da publicidade

Leia mais
Gestão da enchente em SC tem acertos, mas batidas de cabeça exigem respostas
“Vamos revitalizar as barragens”, diz Jorginho após novo sobrevoo no Vale do Itajaí