Por meio das redes sociais, o prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado, o Fanica, se pronunciou após ser afastado do cargo na manhã desta terça-feira (23). O afastamento ocorreu durante a segunda fase da Operação “Maktub” da Polícia Civil.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
“Quero dizer a vocês que estou colaborando com toda a investigação que está sendo feita, mas quero reafirmar o que eu tenho de mais precioso, que é a minha credibilidade e a minha dignidade. Confio na justiça e confio que tudo está sendo esclarecido”, diz o prefeito afastado em vídeo.
Blocos de concreto caem de caminhão e destroem veículos na SC-390 em Tubarão
A operação deflagrada nesta quinta-feira tem como objetivo apurar irregularidades em um processo licitatório destinado à construção da rua coberta na Praça São Sebastião, feito pela Prefeitura de Praia Grande. Um empresário foi preso e um servidor também foi afastado.
Continua depois da publicidade
Entenda a investigação
Segundo a Polícia Civil, um agente político da prefeitura teria procurado o proprietário de uma empresa do Sul de Santa Catarina para elaborar o projeto de construção da rua coberta. O projeto teria sido preparado pelo empresário com a pessoa responsável pela execução da obra.
Os documentos foram encaminhados a um servidor da prefeitura, que assinou como responsável pelo edital. Ainda conforme a Polícia Civil, o empresário que fez o projeto teria afastado um concorrente, possivelmente, oferecendo vantagem indevida. Um caso similar foi registrado na primeira fase da operação, em Forquilhinha, também no Sul do Estado.
Essas irregularidades teriam resultado em um prejuízo de aproximadamente R$ 240 mil para o município de Praia Grande. Isso por conta do sobrepreço dos materiais previstos na planilha orçamentária.
Leia o pronunciamento de Fanica na íntegra
“Olá praia-grandenses, hoje, dia 23 de julho de 2024, vim aqui esclarecer uma situação de uma investigação feita pela Polícia Civil sobre o processo licitatório que aconteceu aqui em Praia Grande. Quero dizer a vocês que está sendo colaborado com a polícia e, em momento algum, está sendo investigado a questão de corrupção ou de recebimento de propina por minha parte. Quero dizer a vocês que estou colaborando com toda a investigação que está sendo feita, mas quero reafirmar o que eu tenho de mais precioso, que é a minha credibilidade e a minha dignidade. Confio na justiça e confio que tudo está sendo esclarecido. Nossos advogados vão mostrar tudo de maneira correta para que logo logo tudo esteja esclarecido”.
Continua depois da publicidade
Leia na íntegra a nota da Prefeitura de Praia Grande
“A prefeitura de Praia Grande confirma o afastamento do prefeito Elisandro machado (Fanica) das funções administrativas do município. No entanto, esclarece que esse é um procedimento padrão para que o processo de investigação seja realizado, não imputando ao prefeito crime algum. Ele também está colaborando com as investigações para que, se confirmadas a ilicitudes, os responsáveis sejam devidamente punidos. Fanica manifestou-se em vídeo repudiando qualquer ação que traga prejuízo à comunidade em detrimento de interesses pessoais e afirma que sua trajetória política não será manchada pela ação de terceiros“.
Leia mais
Criminosos fazem buraco em parede e furtam modelo raro de Chevette no Sul de SC