O prefeito de Palhoça Camilo Martins defende que a via marginal da BR 101, entre Biguaçu e Palhoça, seja destinada para uso exclusivo de ônibus. Segundo ele, não é possível esperar mais quatro anos até a conclusão do contorno viário ou o projeto original do Plamus, que prevê calçadas largas, ciclovia e corredor de ônibus na BR 101.

Continua depois da publicidade

Martins propõe, ainda, o asfaltamento do acostamento no sentido norte da BR- 101 e a terceira pista na Via Expressa. “Tenho certeza que iremos, assim, aumentar o número de usuários do transporte coletivo. Precisamos de soluções simples. No Morro dos Cavalos, na BR-101, havia o projeto de dois túneis a um custo superior a R$1 bilhão. Com o alargamento de uma pista pra cada lado, resolveu o problema”, afirmou o prefeito em entrevista a Renato Igor no programa Estúdio CBN Diário afirma o prefeito.

Mas há muito comércio e bairros populosos no trajeto da BR 101 na Grande Florianópolis. Como evitar com que carros invadam a pista exclusiva para ônibus? “Claro que tem a questão cultural dos motoristas, mas é preciso monitoramento por câmeras”, afirmou Martins.

O prefeito precisa, entretanto, convencer ANTT, os demais prefeitos e as autoridades de trânsito para colocar a ideia em prática.

Continua depois da publicidade