O prefeito interino de Palhoça, presidente da Câmara de Vereadores Nirdo Artur Luz, anunciou no início da tarde desta quarta-feira que a partir do dia 1º de março todos os veículos com placas do município terão passe livre no pedágio da BR-101, instalado no trecho que liga a Florianópolis. A decisão, segundo ele, é fruto de um acordo com a diretoria da Autopista Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia.
Continua depois da publicidade
De acordo com o prefeito, a isenção da tarifa vale para todos os tipos de veículo, em qualquer horário do dia e sem limite de vezes para cruzar a praça de pedágio. O único critério para o passe livre seria o emplacamento na cidade. A concessionária, porém, até o final da tarde não havia confirmado o acordo.
Ainda assim o prefeito de Palhoça garante que já existe inclusive data marcada para a assinatura do contrato. Segundo ele, será às 17h do dia 28 de fevereiro, na praça de pedágio.
– Vamos comemorar com cinco caixas de foguete. É um número simbólico, já que são cinco anos lutando por essa isenção – diz o prefeito, lembrando que a polêmica do pedágio se estendia desde a assinatura do contrato de concessão, entre Autopista Litoral Sul e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em fevereiro de 2008.
Continua depois da publicidade
Dois dias antes do acordo, a ANTT havia autorizado o reajuste da tarifa em 13,33% – aumentando o preço do pedágio de R$ 1,50 para R$ 1,70 já a partir da próxima sexta-feira. Um dos argumentos utilizados pela Agência para explicar o cálculo do reajuste foi a transferência da praça de pedágio de Palhoça – na qual houve o acordo de isenção da tarifa – para uma região de menor concentração urbana, no município de Paulo Lopes.
Ou seja, se confirmada a isenção e as obras de transferência realmente saírem do papel, terá havido apenas uma antecipação do passe livre.
Desde a implantação do pedágio, este foi o segundo maior percentual de aumento autorizado pela ANTT. Perde apenas para o reajuste de 2011, quando a tarifa subiu 16,6%.
Continua depois da publicidade