O prefeito de Londrina (PR), José Joaquim Martins Ribeiro, foi detido na manhã desta quinta-feira em Balneário Piçarras por policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Segundo informações do Ministério Público do Paraná, ele teria sido encontrado no momento em que saía de um hotel, por volta de 7h.
Continua depois da publicidade
Ribeiro teve a prisão preventiva decretada na quarta-feira pelo Tribunal de Justiça do Paraná, sob o argumento de que o prefeito poderia atrapalhar o rumo das investigações de fraude das quais é alvo.
Uma denúncia havia sido oferecida contra ele pelo MP por formação de quadrilha, fraude à licitação, corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. O ex-prefeito da cidade, Homero Barbosa Neto, e outras 17 pessoas também foram denunciadas.
Supostas irregularidades em três licitações relacionadas à compra de uniformes escolares, tênis e mochilas, nos anos de 2010, 2011 e 2012, motivaram as denúncias. As suspeitas são de que teria havido superfaturamento das peças, para promover o desvio de recursos públicos em troca de propina.
Continua depois da publicidade
Ribeiro foi levado à sede do Gaeco em Itajaí, de onde deve seguir para Londrina ainda nesta quinta-feira.