A má-conservação do Hospital São José e a falta de espaço no pronto-socorro, enquanto há espaços inutilizados em outras alas, impressionaram o prefeito Udo Döhler (PMDB) na primeira visita à estrutura.

Continua depois da publicidade

GALERIA: confira mais imagens da visita

Após percorrer todo o hospital, entre as 12h30 e 15 horas, Udo determinou que a primeira providência será restabelecer a climatização do quarto andar e da parte em funcionamento do Complexo Ulysses Guimarães o mais rápido possível (os aparelhos estão com problemas desde dezembro). Em duas semanas, ele disse que voltará ao hospital para avaliar o que já foi feito.

Outra providência foi pedir um inventário das instalações físicas, elétricas e hidráulicas para readequar o uso dos espaços e saber o que pode ser reformado.

Continua depois da publicidade

– O hospital precisa de ampliação. Ela é possível, vimos que há espaços disponíveis (quartos desocupados em várias alas). O pronto-socorro ficou pequeno. Vamos trabalhar em um rearranjo físico da estrutura -, afirmou em entrevista coletiva.

Os secretários Armando Dias (Saúde), Romualdo França (Infraestrutura) e Bráulio Barbosa (Gabinete) acompanharam a comitiva. Armando acumulará a função de diretor do hospital enquanto a Prefeitura estuda se há possibilidade jurídica de integrar a estrutura à secretaria (hoje o hospital é uma autarquia, administrada à parte).

Engenheiro, Romualdo aproveitou a visita para averiguar o problema com o ar-condicionado e vistoriar as obras do Complexo Ulysses Guimarães. Bráulio é médico e também fez observações a Udo sobre a estrutura.

Continua depois da publicidade

A impressão da equipe sobre o Complexo Ulysses Guimarães – depois de Udo fazer questão de subir os sete andares pelas escadarias em obras, causando certa canseira na equipe – é que novas partes dele, em fase de acabamento, poderão ser aproveitadas ainda este ano.

Na visita, Udo também conversou com funcionários do hospital. Ouviu que a maior reivindicação é a melhoria de estrutura para a alta demanda de pacientes e afirmou que a equipe é “zelosa e competente”. Sem ter almoçado, aproveitou o convite para comer arroz, frango e salada no refeitório interno, na companhia de médicos, enfermeiros e técnicos.

LEIA MAIS:

Pedido entregue nas mãos do prefeito

PDF: outras ações do dia