O prefeito de Joinville, Udo Döhler, defendeu o retorno da circulação dos ônibus de transporte coletivo na cidade antes do prazo previsto no decreto estadual. Para ele, o deslocamento por ônibus será mais seguro do que no formato que está sendo feito atualmente pela população, e deverá ter medidas rigorosas para prevenção dos usuários, com uso de máscaras e álcool gel.

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre coronavírus

A afirmação foi feita em rede estadual em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, na NSC TV, na manhã desta quarta-feira (15). Segundo Döhler, o deslocamento dos funcionários da indústria até as empresas, que estão funcionando com 50% de capacidade, preocupa a administração municipal, já que ela está sendo feito por meio de vans fretadas pelas empresas. Nos ônibus, haverá maior possibilidade de fiscalização das normas de prevenção.

— As vans são insuficientes com o aumento dos turnos, as pessoas ficam muito apertadas. Nossa proposta é que se usasse, alternativamente e, claro, de forma reduzida, os ônibus, onde temos espaços maiores — analisou o prefeito.

Os ônibus de Joinville estão com as atividades paralisadas desde 18 de março. Desde então, circulam apenas os veículos de uma linha especial criada para este período, que atende apenas profissionais da saúde que estejam em seu trajeto entre o trabalho e a casa. Segundo ele, já existem conversas com o governador Carlos Moisés para buscar a flexibilização do transporte coletivo.

Continua depois da publicidade

— Somos a favor da retomada do transporte coletivo, mas de uma forma reduzida. Fazer com que se limite o número de pessoas nos ônibus, uso obrigatório de máscaras e álcool gel, e assim por diante. Isso permitiria uma maior segurança, já que com a flexibilização do comércio e antes já, dos supermercados e serviços essenciais, é preciso considerar que este deslocamento aumenta. E hoje ele é feito de uma forma menos segura, com as pessoas empilhadas dentro de automóveis e vans. Penso que o governador deve considerar essa sugestão — afirmou ele.

Tentativa de retomada chegou à justiça

As empresas de transporte coletivo de Joinville haviam conseguido uma liminar que autorizava a retomada do transporte coletivo a partir de segunda-feira (13) na cidade. No entanto, em decisão na noite deste domingo, o Tribunal de Justiça atendeu a recurso do governo do Estado e suspendeu a liminar.

Nesta semana, o prefeito de Joinville já havia mostrado sua posição em relação ao transporte coletivo da cidade em desabafo ao colunista Jefferson Saavedra. Segundo ele, em entrevista a Saavedra, o diálogo do governo estadual com os prefeitos tem sido inexistente.