* A colunista Cinthia Raasch está de férias. Ela volta a escrever na edição do dia 24 de agosto.

Continua depois da publicidade

Eleito prefeito de Jaraguá do Sul com quase 47 mil votos, Dieter Janssen está fora da disputa pela reeleição em 2016. O partido dele, o PP, indicou o candidato a vice-prefeito – Udo Wagner – na chapa encabeçada pelo PMDB, com Antídio Lunelli. Mas Dieter mantém planos de sair em campanha em 2018, cobiçando, quem sabe, a possibilidade de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

– Não vou dizer que não participo em 2018. Não posso afirmar que serei candidato, mas é uma possibilidade. Sempre tive uma aceitação muito boa entre a população de Jaraguá do Sul. Fui o vereador mais votado, e o mais votado no município para eleições para deputado estadual. Não pretendo deixar a vida política.

O que pesou na decisão

Dieter explica que as medidas impopulares que precisou tomar à frente da Prefeitura durante o mandato pesaram na decisão de não concorrer à reeleição. Como exemplo, cita a greve dos servidores por reajuste salarial, o corte do pagamento de insalubridade e periculosidade a funcionários que recebiam o benefício inadequadamente – medida cobrada pelo Ministério Público -, além de ações que deixaram de ser feitas como medida de economia.

Continua depois da publicidade

– Muitas vezes, um gestor tem de tomar medidas impopulares politicamente, mas que são importantes para o equilíbrio das contas. Escolhi fazer o que achei que era preciso, mas isso complica a reeleição. Também porque acredito que, cada vez mais, as pessoas querem novos projetos e isso é difícil em uma reeleição. Um projeto novo sempre tem aceitação melhor.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Economia

A Prefeitura de Jaraguá do Sul deixou de gastar R$ 26 milhões no primeiro semestre de 2016. A economia foi necessária para equilibrar as contas do município, ressalta o prefeito.

– Foram renegociados contratos, ruas que deixamos de asfaltar, contratações que deixamos de fazer. Para se ter uma ideia, tem uma creche nova, no Ribeirão Cavalo, que está pronta e não posso abrir porque não tenho limite na folha para contratar mais servidores. A mesma situação enfrento com o posto de saúde no bairro Jaraguá 84. São quase dois anos sem crescimento na receita. É uma conta difícil para fechar. Muitas ações que gostaríamos de fazer, mas não estamos conseguindo por questões financeiras.

Inquérito arquivado

O Ministério Público de Santa Catarina arquivou inquérito civil que apurava eventual descumprimento das normas de segurança contra incêndio na Arena Multiúso Jaraguá. De acordo com decisão publicada no “Diário Oficial” do órgão, foi atestado, após a realização de vistoria pelo Corpo de Bombeiros Militar, que a instalação atende aos padrões mínimos de segurança contra incêndio e está apta a funcionar.

Continua depois da publicidade

Campanha de vacinação

A partir de setembro, as unidades de saúde de Jaraguá do Sul dão início à campanha de multivacinação, que será realizada a partir do dia 19. O dia D será em 24 de setembro. A meta é colocar em dia a vacinação de crianças menores de cinco anos e de nove a 13 anos. Vacinas importantes serão avaliadas, como as doses contra poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba e HPV. Os adultos que comparecerem também poderão checar se estão em dia com a vacinação.