O prefeito Marlon Neuber (PL) anunciou a renúncia do cargo em Itapoá na última segunda-feira (30). Ele divulgou um vídeo nas redes sociais em que afirma deixar o comando do Executivo durante o último mês de mandato. O vice-prefeito Carlos Henrique Nobrega (PSD) também já informou que não deve assumir o cargo.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Em vídeo, Neuber explica que decidiu renunciar para “dar cumprimento à decisão judicial de 2018”, em que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou o afastamento do prefeito após ser condenado por improbidade administrativa a perda do cargo público e pagamento de multa. Na época, ele chegou a deixar o cargo, mas voltou após conseguir recurso na Justiça.

– Recorri, ganhei no TRF-4, os recursos continuaram e, após as eleições de 2020, refleti muito sobre todo o contexto das eleições, o quê a nossa cidade viveu e tomei uma decisão muito importante: renunciar ao cargo de prefeito para dar cumprimento àquela decisão judicial de 2018. Com isso, tomo essa postura para um alinhamento com a Justiça e com o Ministério Público Federal – explicou em vídeo.

O processo a que se refere o prefeito começou ainda na década passada em razão da compra de uma ambulância pela prefeitura de Itapoá em 2002. Na ocasião, Neuber era chefe de gabinete do então prefeito Ervino Sperandio. Segundo Marlon, o veículo estava vinculada à Máfia das Sanguessugas.

Continua depois da publicidade

Com a renúncia, Marlon Neuber ficará fora do cargo máximo na prefeitura de Itapoá, pelo menos até o fim de dezembro. Isso porque o político concorreu nas Eleições 2020 e foi reeleito prefeito da cidade do Litoral Norte. 

– A partir de 1º de janeiro eu volto à prefeitura, tomo posse no novo cargo de prefeito e daremos continuidade, eu como prefeito, e meu vice Jefinho, e toda a nossa equipe – disse no vídeo.

Vice-prefeito não deve assumir

O atual vice-prefeito Carlos Henrique Nobrega também divulgou vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (1) e afirmou ter sido surpreendido com o anúncio do prefeito. Nobrega concorreu nas Eleições 2020 contra Neuber e ficou em terceiro lugar na disputa pelo cargo no Executivo.

– Informo que não tomarei posse da posição de chefe do Executivo, bem como renuncio a titularidade do cargo de prefeito municipal de Itapoá. Com a minha renúncia, evito a descontinuidade da gestão pública em um período curto, mas muito crítico e que pode impactar diretamente a população, em especial as ações relacionadas à saúde, o combate ao Covid, a temporada de verão e as obras da avenida André Rodrigues de Freitas – explicou.

Continua depois da publicidade

Com isso, o próximo na linha de sucessão é o atual presidente da Câmara de Vereadores de Itapoá, o vereador Ezequiel de Andrade (PL).