Marlon Neuber (PR), eleito para a Prefeitura de Itapoá em 2016 e afastado do cargo na última sexta-feira, dia 2 de março, deve retornar ao posto nesta quarta-feira. Ele havia deixado o cargo após decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no qual foi condenado por improbidade administrativa a perda do cargo público e pagamento de multa.
Continua depois da publicidade
A condenação ocorreu em julho de 2017, mas somente na semana passada foi publicado o despacho pela juíza federal substituta Drª Vanessa Viegas Graziano exigindo que o Presidente da Câmara Municipal de Itapoá adotasse providências para que fosse efetivada a sanção de perda da função pública ao atual prefeito.
Após recurso apresentado pela defesa do Prefeito contra a sentença, uma decisão publicada nesta terça-feira definiu que fosse revogada a determinação até que fossem adotadas as providências necessárias à efetivação da perda da função de prefeito. No recurso, a defesa argumenta que a determinação de perda de cargo público limita-se à função exercida na época da improbidade administrativa, e não se aplica a suspensão de direitos políticos.
Neuber era chefe de gabinete quando foi citado em um esquema de superfaturamento na compra de ambulâncias com recursos federais. A investigação foi iniciada após uma ação civil pública proposta em 2002.
Continua depois da publicidade