A prefeitura de Indaial demitiu dois servidores públicos que foram flagrados usando o carro da Vigilância Sanitária do município para fins pessoais. A decisão assinada pelo prefeito Sérgio Almir dos Santos foi publicada no último dia 11 e entrou em vigor imediatamente. Daniela Beduschi Schwab e Fernando Dias já tinham sido afastados de suas funções até a conclusão da sindicância interna.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar, os servidores concursados para o cargo de Fiscal de Saúde infringiram artigos do Estatuto dos Servidores Públicos de Indaial. Eles foram enquadrados nos crimes de improbidade administrativa, dilapidação do patrimônio público e violaram a parte do artigo 95, em que é vedado o uso de recursos materiais da repartição em atividades particulares.

A pessoa que filmou as cenas de irregularidades também as encaminhou ao Ministério Público. Nos vídeos o veículo do Executivo é utilizado para levar crianças em escolas em Blumenau e em compromissos pessoais dos servidores em finais de semana. Em nota oficial a prefeitura informou o “encerramento dos processos administrativos que apuraram as responsabilidades decorrentes do uso indevido do veículo público da prefeitura.”

– Só vamos conseguir moralizar o serviço público se tomarmos essas decisões difíceis. Não vamos mudar o mundo, mas vamos começar pelo primeiro degrau – avaliou o secretário de Saúde de Indaial, Enilson de Freitas.

Os dois ex-funcionários não foram localizados pela reportagem para se manifestarem sobre o assunto. O advogado do casal, Herland Chávez, também foi procurado pelo Santa, mas não retornou as ligações.

Continua depois da publicidade

Serviço da Vigilância deve ser reposto

A Vigilância Sanitária de Indaial era composta por oito servidores públicos. Com as duas exonerações, a equipe ficou reduzida. Freitas acredita que o número de servidores é insuficiente para a demanda do município. A alternativa mais viável seria a contratação de duas pessoas aprovadas em um concurso realizado anteriormente, mas que ainda está em vigência. Na próxima semana prefeito e secretário devem tomar uma decisão sobre o assunto.