O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), reeleito em Forquilhinha, retornou à prefeitura do município. A autorização foi anunciada nesta terça-feira (12) após decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O chefe do executivo municipal estava afastado há 28 dias.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Neguinho foi recebido durante a tarde por centenas de apoiadores na prefeitura de Forquilhinha, segundo informações da administração.
O prefeito estava afastado desde o dia 15 de outubro, por conta da Operação Maktub, da Polícia Civil, que investiga fraudes licitatórias em Forquilhinha e Praia Grande, no Sul do Estado. Após conclusão da terceira fase da operação no início de novembro, a defesa de Neguinho solicitou novamente o retorno dele ao cargo na prefeitura.
“O prefeito prestou depoimentos, disponibilizou documentos e até o próprio celular para colaborar com as investigações. Diante de tudo isso, com a conclusão da operação, entendemos que não teriam mais motivos para manter as medidas cautelares de afastamento do cargo e proibição de acesso à prefeitura”, argumenta Diego Campos, advogado criminal e responsável pela defesa de Neguinho.
Continua depois da publicidade
Além disso, a defesa apontou ilegalidade do afastamento sem prazo determinado, em desacordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.
As medidas cautelares foram flexibilizadas, e agora Neguinho retorna ao cargo e pode frequentar a prefeitura. A ordem para que o político não tenha contato com investigados ou testemunhas das investigações foi mantida.
Leia também
Prefeito de Forquilhinha e servidores públicos são indiciados por fraudes em licitações
Justiça de SC determina que prefeito alvo de operação volte ao cargo
Prefeito de SC se manifesta após ser afastado do cargo: “Confio na justiça”