O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro alertou os moradores e turistas da Capital para que não saiam de casa nas próximas horas deste domingo (24) devido às fortes chuvas registradas na cidade durante toda a semana, que se intenficaram nas últimas horas. Há vários pontos de alagamentos e deslizamentos, e o trânsito está parcialmente bloqueado em alguns locais — a Ponte Hercílio Luz foi liberada para facilitar a entrada na Ilha, já que os acessos às pontes Pedro Ivo e Colombo Salles registram pontos com água na pista, o que exige atenção dos motoristas e provoca lentidão no local.
Continua depois da publicidade
> Florianópolis registra deslizamentos de terra e alagamentos neste domingo
> Trânsito é interditado em pista da SC-401 em Florianópolis
— Não saiam de casa, não circulem nas ruas sem necessidade. As ruas centrais estão muito alagadas. A exceção é para pessoas em áreas de risco — pediu o prefeito em entrevista à CBN Diário de Florianópolis no fim da manhã.
Na tarde deste domingo, o prefeito decretou situação de emergência em Florianópolis devido às chuvas.
Continua depois da publicidade
A Capital já registra duas mortes em um deslizamento de terra que deixou quatro pessoas soterradas; além de outros 28 deslizamentos sem vítimas, e pelo menos dez moradores estão desabrigados. O prefeito se reuniu com lideranças da Defesa Civil às 14 horas para avaliar a situação atual, e deve decretar situação de emergência ainda na tarde deste domingo.
Após a reunião, ele divulgou um vídeo em que informa que algumas famílias já foram levadas para hotéis e que a prefeitura irá abrir cerca de 50 vagas para desabrigados na Passarela do Samba, a ser aberto ainda neste domingo.
— Já organizamos as doações na Rede Somar e vamos continuar nos dedicando com 250 profissionais que estão fazendo a limpeza das ruas, o desentupimento. São 11 caminhões de hidrojatos trabalhando em toda a cidade, e a guarda municipal, em parceria com a Poícia Militar, organizando o trânsito de Florianópolis — afirma ele no vídeo.
Mais cedo, ele chamou atenção também para a importância de as pessoas que moram nas áreas de risco ficarem atentas à situação.
Continua depois da publicidade
— Nossa preocupação está nos deslizamentos nas áreas de morros da cidade, então estamos pedindo muita cautela. Qualquer barulho estranho, porta que não conseguem abrir, qualquer sinalização de desmoronamento, comuniquem imediatamente a Defesa Civil no telefone 199 — afirmou ele em vídeo publicado nas redes sociais ainda durante a manhã, por volta das 11h40.
> Vídeo: muro desaba sobre casa em Florianópolis
> Enem 2020: acompanhe o segundo domingo de provas em Santa Catarina