O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), preso na manhã desta terça-feira (3), se pronunciou sobre a segunda fase da Operação Caronte, que investiga irregularidades na prestação de serviços funerários em Criciúma, no Sul do Estado. A declaração foi feita através de um vídeo divulgado nas redes sociais pela equipe do chefe do Executivo, após o Gaeco cumprir novas ordens judiciais expedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
No vídeo, o prefeito fala em “surpresas” da política e diz que um de seus maiores projetos era o de regularizar a central funerária da cidade. O prefeito afirma ter certeza de sua inocência e que não há nada que possa incriminá-lo.
“Tenho certeza da minha inocência. Jamais, em momento algum, processo vai ficar livre. Não há dolo, não há intenção, não há vantagens, não há absolutamente nada, nada, nada que possa me incriminar”, ele afirma.
Salvaro está no segundo mandato como prefeito de Criciúma. Em nota, a prefeitura de Criciúma também se pronunciou sobre a ação desta terça-feira:
Continua depois da publicidade
“A Administração está ciente do fato e está reunida para entender melhor o cenário para emitir um posicionamento. Em breve estaremos enviando uma nota oficial”.
Já a defesa do prefeito informou, por meio de nota, surpresa com a prisão preventiva por conta da “inexistência de qualquer fato novo que justifique essa medida extrema” e que irá provar a inocência dele no processo.
Veja a nota na íntegra
“A defesa do Prefeito CLESIO SALVARO tem a esclarecer que recebeu com surpresa o decreto de prisão preventiva, não apenas pelo fato de já haver denúncia oferecida, mas pela inexistência de qualquer fato novo que justifique essa medida extrema e, principalmente, pela ausência de justa causa para a própria ação penal, uma vez que os argumentos apresentados pelo Ministério Público estão longe de caracterizar qualquer prática criminosa do Prefeito, senão o exercício legítimo do seu múnus público.
A sociedade criciumense conhece muito bem o Prefeito, eleito e reeleito com significativa aprovação popular, e saberá distinguir e reconhecer, nessa quadra triste da história da Cidade, a origem dos excessos e quais os seus responsáveis.
Continua depois da publicidade
De família honrada, quem o conhece sabe muito bem que CLESIO SALVARO construiu ao longo de sua trajetória pessoal, profissional e política um patrimônio moral invejável, forjado e consolidado pelas lições e exemplos de seus pais, do qual não abre mão, seja no público ou no privado de sua atuação.
Portanto, tenham todos a certeza de que não serão as centenas de páginas escritas pela acusação, pautadas na especulação e no juízo de suspeita, que haverão de mudar a realidade das coisas, ou macular a honorabilidade, a retidão e a conduta republicana de CLESIO SALVARO. Na visão da defesa, que tem no processo o meio de provar a inocência de seu cliente, houve precipitação acusatória, dado que a denúncia se presta apenas para deixar revelado o caráter infamante do processo penal, pelo qual o simples fato de estar sendo processado já significa uma grave “antecipação de pena”, e a prisão cautelar retrata a fonte da desgraça social dos inocentes.
A justiça, sem dúvida, irá prevalecer, não temos dúvida”.
Operação Caronte
Intitulada “Operação Caronte”, o nome faz alusão ao barqueiro de Hades (mitologia grega), que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aquerante, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Aqueles que não tinham condições de pagar certa quantia ou aqueles cujos corpos não haviam sido enterrados, tinham de vagar pelas margens por cem anos.
Além de Criciúma, os agentes cumpriram mandados em Florianópolis, Jaraguá do Sul e São José. No total, 10 pessoas foram presas.
Continua depois da publicidade
Com o cumprimento das prisões nesta terça-feira, segundo o MP-SC, agora todos os 17 integrantes da organização criminosa estão presos preventivamente.
Leia mais
Briga por herança termina com mulher ferida com cabo de vassoura no Sul de SC
Primeira Semana do Pescado quer valorizar peixes e frutos do mar produzidos em SC