O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), disse na noite desta quarta-feira (8) que Blumenau cogita adotar medidas de quarentena restritiva — o chamado “lockdown” — caso a situação da pandemia do novo coronavírus se agrave na cidade. A informação foi dada durante a coletiva de atualização dos números na cidade.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Ao ser questionado por uma moradora sobre medidas ainda mais restritivas para frear o avanço da Covid-19, Hildebrandt disse que Blumenau “discute várias hipóteses” e admitiu que pode “fechar tudo na cidade” se os principais índices relacionados ao coronavírus aumentarem — como número de mortes, de pacientes ativos, de contágio e de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria.

— Nós temos discutido várias hipóteses em relação a isso [a tomada de medidas mais restritivas] e entre elas está a de, se a situação se agravar, ser fechado tudo na cidade. Não é uma ação descartada. Tem uma equipe técnica trabalhando, Saúde trabalhando… Vamos ter outras medidas de cerceamento que devemos publicar nos próximos dias. Havendo risco, nós podemos tomar essa medida [de lockdown] — admitiu o prefeito.

> Entidades se manifestam contra indicação de ivermectina para pacientes com covid-19

Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira (8), a prefeitura recuou da determinação de que apenas uma pessoa por família pode entrar em supermercados e transformou a regra em uma recomendação. Em compensação, mudou o limite de entrada dos clientes nos estabelecimentos em até 40% a capacidade máxima de cada local.

Coronavírus em Blumenau

De acordo com dados publicados pela prefeitura, Blumenau teve nesta quarta-feira (8) o maior número de confirmações de casos de Covid-19 em um só dia: 198. Com isso, os dados da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde apontam para 3.472 casos positivos, sendo 1.348 ativos — 1.265 em isolamento domiciliar e 83 hospitalizados, sendo 34 em UTIs e 49 em leitos de enfermaria.

A cidade soma 2.154 pacientes considerados recuperados da doença causada pelo novo coronavírus em 15 mortes.