O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), fez um alerta para que a população acompanhe as projeções de elevação do nível do rio Itajaí-Açu nos próximos dias e para que busquem informações em órgãos oficiais e na imprensa. Segundo ele, é preciso evitar guiar as decisões no período de enchente em Blumenau por notícias falsas, as chamadas fake news.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em entrevista ao Jornal do Almoço, da NSC TV Blumenau, Hildebrandt reafirmou que o município cumprirá o protocolo de divulgar projeções do aumento no nível do rio nas próximas seis horas a partir do momento em que a chuva voltar a atingir a região e fazer o nível do rio subir.
O cálculo consiste em uma previsão técnica e considera a chuva acumulada e o volume de água que vem de rios que formam a bacia do Itajaí-Açu, a partir do Alto Vale.
O prefeito também orientou os moradores a verificarem a cota de inundação da sua rua, considerando também os pontos mais baixos da rua. Um simulador disponível no site do Alertablu ajuda a projetar o cenário nos bairros. A orientação geral é para que a população se mantenha atenta aos alertas que serão emitidos pelo sistema de Defesa Civil do município.
Continua depois da publicidade
— Ajude-nos a ajudar você, porque estamos avisando com bastante antecedência. Ninguém neste momento pode dizer que não tinha a informação a tempo.
Alerta contra notícias falsas na enchente em Blumenau
Hildebrandt também criticou mensagens alarmistas ou até mesmo falsas e sustentou a importância de buscar informações junto às fontes oficiais de monitoramento do clima na região durante o período de enchente em Blumenau.
— Trabalhamos sempre com informação verídica. Cuidado com fake news. Eu recebi tantas mensagens com áudios, alguns de anos anteriores inclusive. Áudio não tem data, às vezes aquela história naquele momento era verídica, mas hoje não tem nada a ver com o que está acontecendo. Vi gente fazendo previsão catastrófica, gente que nem meteorologista é. “Porque eu vivi a experiência em tal dia, na esquina tal”. Nada disso funciona, o que funciona efetivamente são dados técnicos. Temos uma Secretaria da Defesa Civil com sistema de meteorologia próprio — alertou.
Na entrevista, o prefeito também justificou a decisão de suspender a Oktoberfest 2023 pelo fato de que, com a previsão de que o rio possa chegar a 12 metros no fim de semana, ruas, comércios e até mesmo o próprio Parque Vila Germânica podem ser atingidos pelas águas, o que exige tempo de prevenção para a desmobilização da estrutura.
Continua depois da publicidade
Blumenau atualmente já tem um abrigo aberto, na região da Itoupava Norte. Dúvidas sobre o risco de cheias e deslizamentos na cidade podem ser esclarecidas e informadas pelo telefone da Defesa Civil, 199. Em caso de ocorrências ou emergências, o telefone do Corpo de Bombeiros Militar é o 193.
Leia também
FOTOS: Chuva intensa derruba 10 pontes e deixa famílias ilhadas e pessoas desalojadas no Oeste de SC
Novo alerta da Defesa Civil mostra SC em risco máximo para enchente, temporais e deslizamentos
Comerciantes esvaziam lojas no Centro de Blumenau com previsão de enchente; veja fotos