O prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), vai assumir como presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) para a gestão 2021/2022. Ele foi reeleito como prefeito em 2020 e será o primeiro representante de uma cidade do Norte de SC a assumir a presidência da entidade estadual.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A decisão foi anunciada pela entidade após a reunião de registro da chapa de consenso, realizada na últim segunda-feira (11), em formato presencial e virtual. A assembleia de eleição e posse dos novos membros da Fecam será realizada no dia 20, às 8h30, em Florianópolis. A solenidade será conduzida pelo atual presidente, o prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss.
– Santa Catarina é um berço de produtividade, seja no Oeste com a pecuária, no Vale com a agricultura, no Sul com a força carbonífera ou na nossa Serra e Litoral com o turismo. A região Norte e Nordeste com sua forte atuação industrial representa grande parte de nossa economia. E representar esta região é a certeza de muito trabalho em busca de parcerias público-privada para contribuir com a geração de emprego, renda e qualidade de vida – afirmou o novo presidente.
> Acordo prévio entre prefeitos deve alçar Mário Hildebrandt à presidência de Fecam em 2023
Continua depois da publicidade
Entre as pautas que serão defendidas pelo novo presidente está o fortalecimento dos municípios, principalmente, no que diz respeito à autonomia financeira, descentralizando os recursos públicos. A nova gestão terá como vice-presidente a prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes Becher (PL), que representa a Associação dos Municípios do Planalto Sul de SC (Amplasc).
Com cerca de 40 anos, a federação tem como objetivo fortalecer a administração pública municipal e consolidar o movimento municipalista. Formada por representantes de 21 associações de municípios. Para Clenilton Pereira, prefeito reeleito de Araquari com 82% dos votos, a Fecam é um exemplo da força do associativismo catarinense e uma das federações mais importantes do país.
Leia também
> Registros de estupro de crianças e adolescentes em Joinville crescem pelo terceiro ano consecutivo
> Ágora Tech Park anuncia inauguração de dois novos prédios em Joinville
> Nova edição do Pianístico já está sendo preparada em Joinville