O prefeito de Florianópolis Cesar Souza Júnior convocou uma reunião de emergência no início da tarde desta sexta-feira para montar o esquema de atendimento à população caso a previsão de fortes chuvas durante o fim de semana se confirme.
Continua depois da publicidade
Há três tipo de situações que preocupam a prefeitura por conta da vulnerabilidade frente a fortes enxurradas na Capital. A primeira envolve os alagamentos, que costumam atingir principalmente as regiões do Campeche, no Sul da Ilha, e dos Ingleses, no Norte.
Os deslizamentos de terra, escorregamentos de pedras e queda de árvores que afetam o Maciço do Morro da Cruz também estão na mira da Defesa Civil. Nem os 30 pontos muros de contenção que estão sendo construídos no local poderão evitar o problema. Todos foram cobertos com lona por agentes da Defesa Civil, a fim de proteger da chuva.
Outra preocupação são os casos de maré alta e transbordamento que poderão fechar algumas vias da cidade – principalmente a Avenida Beira-Mar Norte (na região do Angeloni) e o Sul da Ilha (na ponte que dá acesso ao aeroporto).
Continua depois da publicidade
Se isso acontecer, a Guarda Municipal fará o isolamento de ambas as regiões. No Centro, os motoristas precisarão procurar pelas vias alternativas, enquanto no Sul da Ilha, o acesso ao aeroporto poderá ser transferido para o Campeche, por dentro dos fundos da Base Aérea.
Além disso, um posto de atendimento com capacidade para atender até 50 desabrigados foi organizado na Agronômica e estará à disposição das famílias que precisarem de acolhimento. Elas serão encaminhadas pelas equipes da Defesa Civil, nos casos em que houver necessidade de interdição de residências.
A previsão mais preocupante é entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. Na tarde de sábado, por determinação do prefeito, uma nova reunião com todos os órgão será realizada para avaliação da situação.
Continua depois da publicidade
A enxurrada mais recente que causou transtornos à população foi registrada no dia 9 de março e causou pequenos deslizamentos e obstruções de vias, sem registro de vítimas.