Várias prédios do centro de Buenos Aires foram esvaziados na manhã desta quinta-feira devido a uma nuvem de fumaça provocada pelo incêndio em um contêiner alojado no terminal 4 do porto da capital argentina.
Continua depois da publicidade
A fumaça, de cor amarelada e com cheiro “estranho, forte e penetrante”, deixou alarmada a população, que temia tratar-se de uma substância tóxica. No entanto, segundo o secretário de Segurança de Buenos Aires, Sergio Berni, o contêiner tinha “um inseticida” de baixa toxicidade.
– Era um pesticida à base de carbonato sólido – explicou Berni, depois de percorrer o local vestindo roupas especiais e uma máscara antigás.
Segundo ele, houve um princípio de incêncio no contêiner e a situação foi controlada por volta do meio-dia. Pouco antes, funcionários da prefeitura de Buenos Aires haviam informado que o incêndio fora provocado por uma reação química, provavelmente provocada pelo contato do pesticida com a água da chuva que teria entrado no contêiner.
Continua depois da publicidade
O cheiro da fumaça, que para alguns moradores da região lembrava óleo de cozinha queimado e para outros parecia gás de cozinha, afetou os bairros Constitución, Balvanera, Congreso, Retiro, San Telmo, Centro, Puerto Madero e Recoleta. Na área de Puerto Madero, algumas pessoas relataram problemas respiratórios e ardência nos olhos. Entre três ou quatro funcionários do porto teriam sido atendidos em um centro médico, mas apenas como medida de precaução.