A Defesa Civil de Itajaí interditou nesta segunda-feira (21) a entrada dos prédios com risco de desabar no bairro da Murta. Era por volta das 9h quando os agentes chegaram para lacrar o portão de acesso, as garagens, a portaria e o salão de festas. Todos os moradores dos 48 apartamentos deixaram o local.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A interdição ocorre após um laudo técnico da Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento da construção, constar o risco de desabamento dos blocos A, B e C do Residencial Jomar. O Ministério Público precisou intervir, pois havia famílias que se recusaram a deixar o imóvel.

A prefeitura informou ter ofertado abrigo, mas não foi necessário. Ao menos seis famílias se enquadraram nos critérios e conseguiram pedir auxílio moradia.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

Em 2022, proprietários já haviam procurado a Justiça pedindo a reforma dos blocos à construtora e à Caixa, mas a liminar foi negada. O banco, no entanto, requisitou o laudo que comprovou os danos. Há pontos de inclinação que chegam a quatro centímetros, motivados por movimentação estrutural.

Os moradores que têm os apartamentos financiados pela Caixa foram orientados a acionar o seguro.

Leia mais

Itajaí testa sistema de alerta com sirenes em área suscetível a alagamentos