Joinville iniciará a demolição do Edifício Nove de Março, localizado no Centro da cidade, nesta segunda-feira (23). Conhecido também como “Prédio Verde”, o local terá os primeiros trabalhos concentrados na montagem do canteiro de obras, instalação dos tapumes, das bandejas salva-vidas e da tela fachadeira, que envolverá todo o prédio.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
De acordo com informações da prefeitura, a calçada ao redor do imóvel será interditada para a segurança dos pedestres. Já conforme o diretor executivo da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Marcelo Soares, a demolição ocorrerá de cima para baixo, andar por andar.
— Na cobertura do prédio, onde está a caixa d’água, o processo será praticamente todo manual. Do quarto andar para baixo, serão utilizadas máquinas — explica.
A primeira etapa da obra não deve interditar nenhuma via próxima ao prédio. Nas próximas fases, porém, ocorrerão fechamentos temporários para a remoção dos entulhos.
Continua depois da publicidade
Com a demolição, a Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano ainda estuda melhorias da mobilidade e possível alargamento do leito do Rio Cachoeira. Além disso, o município deve construir uma área de convivência no local. As obras terão custo de R$ 455 mil.
Prédio foi construído entre os anos 50 e 60
Construído entre os anos de 1955 e 1960, o Prédio Verde está situado na esquina da avenida Dr. Paulo Medeiros com a rua Nove de Março e tem 1.260,89 metros quadrados.
O processo de compra do prédio iniciou em 2021. À época, conforme a prefeitura, os proprietários relataram problemas sofridos com a estrutura do empreendimento. Quando foi construído, o curso do rio não ficava tão próximo ao prédio como hoje, por exemplo.
Em 2016, o prédio foi interditado para avaliar questões estruturais, mas liberado por apresentar condições seguras de habitação.
Continua depois da publicidade
Em setembro de 2021, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), assinou os Decretos de Utilidade Pública relacionados com os imóveis do Edifício Nove de Março. No ano passado, foram assinadas as escrituras de imóveis do prédio e realizada a licitação para a demolição.
Leia também
Com faixa etária estagnada há cinco meses, cai procura por vacina da Covid em Joinville
Após rachaduras, Rua Visconde de Taunay não tem previsão de ser liberada em Joinville
Chuva em Joinville causa alagamentos em diversos bairros; veja imagens