Um prédio que deveria servir para treinamentos de agricultores e de apoio à atividade rural está abandonado. A estrutura fica no Bairro de Canudos, interior do município de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O mato toma conta da área que, segundo vizinhos, também é usada para consumo de drogas. Dentro do prédio, há colchões espalhados, além de restos de comida e até fezes.
– Sempre tem alguém fazendo arruaça ali. Ficamos com medo – relata o morador Flávio Medeiros.
Em abril, a Polícia Militar da cidade atendeu a uma ocorrência de reclamação por baderna no local, porém, ninguém foi preso.
Continua depois da publicidade
Epagri não quis o prédio
Quando foi construído pelo governo estadual, a ideia era repassar o prédio para a Epagri, que transferiria para lá o seu Centro de Treinamento (Cetre), hoje no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
O gerente regional da Epagri, José Borguezan, afirma, porém, que a então diretoria da empresa avaliou que a transferência era cara. Outro problema seria que a estrutura na Capital ficaria sem utilização.
– A construção do prédio não teve participação da Epagri – diz o gerente.
Centro de reciclagem
O prédio abandonado foi construído entre os anos de 1995 e 1998, pela extinta Secretaria Estadual da Família.
Continua depois da publicidade
De acordo com o prefeito Geraldo Pauli, um laudo sobre a situação do prédio deve ficar pronto em 90 dias.
Há duas propostas para a reutilização da área: a primeira seria um centro de reciclagem e, a segunda, ceder o espaço a uma empresa ou fábrica.
O então Secretário da Família, Ênio Emílio Schneider, afirma não se lembrar do caso específico de Antônio Carlos. O valor gasto na edificação do prédio não foi revelado.
Continua depois da publicidade