O prédio neoclássico de 1922 do Museu da Escola Catarinense da Udesc – Mesc -, no Centro de Florianópolis, inspirou a temática da Mostra Casa Nova 2013, evento realizado pelo Diário Catarinense, e que este ano traz o foco para a Pinacoteca.

Continua depois da publicidade

– Neste contexto, um museu tinha a vocação para o tema. E nossa ideia é construir uma trilogia: depois da música, as artes plásticas e, em 2014, a arquitetura – disse o arquiteto Abreu Jr., curador da exposição.

Um dos desafios desta edição, segundo Abreu Jr., é fazer com que as pessoas entendam que é necessário contribuir com aquela área do entorno do Mesc.

– É preciso incentivar que as pessoas circulem mais como pedestres, sintam a cidade e valorizem a história. Temos sim é que promover passeios, quebrar preconceitos. Os arquitetos têm este papel.

Este ano serão 30 ambientes. O objetivo é qualificar a Mostra. Com a experiência da Escola Silveira de Sousa em 2012, a exposição passa a não ser apenas de caráter estético. Segundo o curador, deve se deixar um legado, seja ele arquitetônico ou urbanístico. E isso só é possível devido às parcerias e à dedicação dos profissionais participantes.

Continua depois da publicidade

Por isso, neste espaço os leitores serão convidados a conhecer o seleto grupo que estará à frente dos ambientes da Mostra Casa Nova, que será realizada de setembro a outubro.

SERVIÇO

Pinacoteca Casa Nova 2013

Onde: Mesc – Museu da Escola Catarinense da Udesc (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, esquina com a Avenida Hercílio Luz, no Centro de Florianópolis / Próximo do Museu Victor Meirelles e Kibelândia)

Quando: em setembro