Um prédio de 14 andares no Centro de Itajaí teve de ser evacuado na manhã desta sexta-feira (29) por risco de desabamento. O imóvel com mais de quatro décadas, que tem salas comerciais e apartamentos residenciais, foi interditado pela Defesa Civil depois que uma reforma na fachada revelou fissuras e problemas nas ferragens de uma viga de sustentação.

Continua depois da publicidade

— Chegamos à conclusão de que a gravidade era grande porque uma das colunas, dos pilares de sustentação, estava com uma fadiga enorme, em processo de erosão muito avançado — justificou o coordenador da Defesa Civil no município, Carmo Dias.

Segundo a Defesa Civil, dependendo da evolução do problema alguns imóveis do entorno também podem ter de ser evacuados
Segundo a Defesa Civil, dependendo da evolução do problema alguns imóveis do entorno também podem ter de ser evacuados (Foto: Luiz Carlos Souza)

Moradores de 56 apartamentos e locadores de oito salas comerciais tiveram de retirar seus pertences do prédio, que desde sua construção nunca teria passado por uma reforma. Uma clínica instalada há apenas dois meses já vai ter de mudar de endereço:

— Há uma semana mais ou menos a gente vem escutando estalos. Mas na segunda-feira dessa semana que a gente escutou um grande estalo, principalmente no nosso comércio, que fica próximo de onde realmente estourou essa viga de sustentação — revelou a empresária Danielle Scanagatta.

Continua depois da publicidade

Segundo a Defesa Civil, dependendo da evolução do problema alguns imóveis do entorno também podem ter de ser evacuados.