A transferência do prédio da antiga escola Conselheiro Mafra, em Joinville, para o Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina terá um ato oficial com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira e do presidente do órgão ambiental, André Adriano Dick. A solenidade acontece na manhã desta terça-feira com a assinatura da permissão de uso em Araquari, onde haverá a entrega da obra de uma nova escola de ensino médio.

Continua depois da publicidade

O prédio da escola está desativado desde 2012 e agora passará por obras de restauro para servir de sede do IMA. Como o imóvel é registrado como patrimônio cultural, precisará ter de manter todos os detalhes da fachada original. A obra está orçada em R$ 1,2 milhão, sendo R$ 800 mil para o restauro e o restante para aquisição de equipamentos e móveis.

— Esses recursos já são existentes em uma compensação ambiental da empresa Tupy. Nós vamos autorizar ela a fazer a contratação da obra. Acreditamos que já em janeiro seja possível começar a restauração — conta o presidente do IMA.

Dick explica que, por se tratar de uma restauração, é difícil estabelecer um prazo para a conclusão das obras. No entanto, entende que em seis meses o instituto já deve ocupar a nova estrutura. Além do novo prédio, também haverá uma área de estacionamento que será instalada onde hoje está o ginásio da antiga escola.

O IMA decidiu assumir o prédio desativado porque a sede atual não comporta mais toda a demanda de trabalho. Para o presidente, será possível dar melhores condições de trabalho para os servidores e ainda melhorar o atendimento à população.

Continua depois da publicidade

A cidade sempre gerou uma demanda intensa de trabalho ao órgão, principalmente por ter um diferencial no setor industrial. Segundo Dick, isso gera bastante cuidado nos processos de licenciamento e nas fiscalizações.

— Joinville é uma das nossas maiores coordenadorias e o número de processos tem destaque significativo, em especial os que necessitam de avaliação de impacto, que também são os mais complexos — explica.