Um vazamento de gás exigiu o evacuamento do prédio matriz da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), na Rua Emilio Blum, Centro de Florianópolis, na tarde desta terça-feira (14). Cerca de 100 pessoas estavam no local, nenhuma precisou de atendimento médico.

Continua depois da publicidade

O incidente ocorreu por volta da 14 horas, de acordo com os bombeiros que fizeram o atendimento, em uma das salas no térreo. Ácido sulfúrico vazou em estado gasoso de uma das 40 baterias que são usadas para iluminação quando falta energia elétrica. Não houve vazamento de líquido da bateria.

O gás se espalhou por todo o prédio, que foi isolado. Quando os socorristas chegaram, não havia mais ninguém dentro da edificação. Um ventilador foi usado para dissipar a substância e um técnico da empresa de baterias foi chamado para resolver o problema.

Os funcionários que trabalhavam no prédio foram dispensados.

Continua depois da publicidade

Ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é uma substância altamente corrosiva e tóxica. A inalação do vapor ou névoa do produto pode causar tosse, espirros, sangramento nasal, dificuldade respiratória e edema pulmonar. Em caso de acidente com o gás, deve-se remover imediatamente a vítima da exposição à substância e encaminhá-la ao hospital.

O contato direto com o ácido pode causar queimaduras graves. Se houver contato com a pele ou olhos deve-se lavar imediatamente a região com água em abundância por no mínimo 15 minutos.

* Com informações do G1.

Leia também:

Conta de luz da Celesc terá alta média de 13,86%

Quatro novas creches são lançadas em Palhoça