Um prédio com salas amplas, confortáveis, bem ventiladas e que vai suprir a demanda da Associação Joinvilense para a Integração do Deficiente Visual (Ajidevi), que hoje atende a 784 deficientes visuais. Assim são as novas instalações da instituição que será inaugurada nesta quarta-feira, às 16 horas. O edifício fica ao lado da sede atual no bairro Floresta, na zona Sul de Joinville.

Continua depois da publicidade

A presidente da Ajidevi, Onizia da Silva, conta que a nova estrutura vai abrigar a sala de informática, a biblioteca com títulos em braille, a sala sensorial – que alfabetiza os deficientes em braile -, a sala de música e o auditório com capacidade para 120 pessoas.

– A construção do novo prédio vai, praticamente, dobrar o número de pessoas que frequentam a Ajidevi. Vamos poder atender à demanda, além de dar conforto com as salas mais amplas e climatizadas com ar-condicionado -, diz.

Segundo Onizia, a sede que é usada até hoje foi construída quando a instituição contava com apenas 60 associados. Passados 30 anos, os atendimentos da Ajidevi somam 150 por dia.

Na associação, o deficiente visual aprende a ser independente e a conviver com as limitações causadas pela falta da visão.

Continua depois da publicidade

– A nossa missão é reabilitar o deficiente, inseri-lo na sociedade, no esporte e prestar assessoria jurídica. Em resumo, a entidade presta este tipo de serviço social -, explica Onizia.

Também serão inaugurados nesta quarta-feira o jardim sensorial e o parquinho para as crianças. No jardim, o deficiente visual pode conhecer os diferentes tipos de solo, saber como é o barulho de uma cachoeira, criado por meio de uma fonte artificial, e ter acesso a diversas plantas.