Preço e conforto ainda são as principais queixas dos usuários do transporte coletivo de Joinville. Pesquisa divulgada esta semana pela Prefeitura aponta que a maior insatisfação dos passageiros é o gasto com os bilhetes, seguido do conforto dos pontos de ônibus.

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Ambos os quesitos ganharam notas abaixo de quatro, numa escala que vai de zero a dez. Os dados foram coletados pelo projeto QualiÔnibus entre outubro e novembro do ano passado, repetindo avaliação feita em 2014.

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De um ano para outro, oito quesitos tiveram ligeira queda na avaliação, enquanto outros seis tiveram ligeira alta. Dois aspectos mantiveram a mesma avaliação. Nenhuma nota chegou à casa de 7,0 (veja no quadro).

Apesar de a insatisfação com o preço dos bilhetes ser ainda mais evidente na última pesquisa (caiu de 3,4 para 3,0), não há relação direta com o reajuste mais recente das passagens, anunciado cerca de um mês após a conclusão do levantamento.

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O conforto dos ônibus e a segurança pública também tiveram avaliações mais críticas na última pesquisa, ambos caindo 0,4 ponto. A avaliação que mais subiu diz respeito à rapidez do transporte, ganhando 0,3 ponto.

A satisfação geral com o transporte, que tinha nota 5,4, caiu para 5,2.

BAIXOU

2014 / 2015

Satisfação geral 5,4 / 5,2

Facilidade para pagar 6,7 / 6,4

Atendimento ao cliente 6,5 / 6,4

Segurança quanto a acidentes 5,7 / 5,4

Conforto das estações 5,3 / 5,1

Segurança pública 5,0 / 4,6

Conforto do ônibus 4,8 / 4,4

Gasto 3,4 / 3,0

SUBIU

2014 / 2015

Informação ao cliente 6,3 / 6,5

Acesso ao transporte 6,1 / 6,3

Facilidade de integrações 5,8 / 5,9

Confiabilidade 5,3 / 5,5

Rapidez 5,1 / 5,4

Disponibilidade 4,6 / 4,7

MANTEVE

2014 / 2015

Exposição a ruído e poluição 4,3 / 4,3

Conforto dos pontos 3,4 / 3,4