As embalagens coloridas e ilustradas com personagens de desenhos animados chamam a atenção do pequeno Caio, de quatro anos. O garoto quer um ovo de Páscoa temático, de 170g, que custa R$ 24,50. A mãe, Talita Constancio, 29, quer agradar ao filho, mas diz que vai pesquisar bem os preços antes de fazer a compra. O mesmo pensamento tem o casal Alexandre Chaves, de 36 anos, e Perla Náiada, de 31.
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– Meu filho quer um ovo específico, mas vou deixar para comprar na próxima semana, com a expectativa de que o preço baixe – diz Alexandre.
Quem pesquisa bem antes da compra corre menos riscos de se surpreender com os gastos. Levantamento feito pelo Procon de Joinville mostra que o preço de um mesmo ovo de Páscoa pode apresentar uma diferença de até 45,43%, dependendo de onde ele for comprado. Foram verificados, entre terça e quarta-feira, os preços de vários ovos das marcas Nestlé, Garoto, Kinder Ovo e Lacta em seis supermercados (Angeloni, Big, Bistek, Fort Atacadista, Giassi e Lojas Americanas) da cidade.
O campeão da variação é o ovo Turma da Mônica, de 180g, da marca Garoto. Em um dos estabelecimentos, ele custa R$ 21,99. Em outro, o mesmo produto é dez reais mais caro: R$ 31,98. Outro que apresentou grande diferença foi o Clássico ao Leite, da Nestlé, de 480g. Em um supermercado, ele sai por R$ 37,89. Mas há quem cobre até
R$ 54,98, uma diferença de 45,1%.
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Além de ovos de Páscoa, o Procon também comparou os valores de barras e outros tipos de chocolate. O preço de uma caixa de Bis, por exemplo, oscila entre R$ 2,95 e
R$ 3,98, variação de 34,9%.
Expectativas positivas no setor
Apesar de a grande maioria dos consumidores estar com o pé no freio em relação aos gastos, os supermercadistas estão confiantes neste ano. De 50 empresas consultadas pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), 80% esperam vendas maiores em 2014, em relação a 2013. A expectativa é de que o faturamento das redes no período suba 5,3%.
Para 14% dos empresários consultados pelo levantamento da Acats, as vendas deste ano serão mais ou menos idênticas às do ano passado. E apenas 1% acha que o resultado de 2014 será abaixo do registrado em 2013.
Para chamar a atenção
O modo como os ovos são dispostos nos supermercados é crucial para potencializar o consumo. Para Cristina Almeida, especialista em visual merchandising, as técnicas servem para estimular o consumidor nos pontos de vendas.
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– Apesar de a indústria da confecção ser uma das que mais se utilizam do conjunto de ações e ferramentas de merchandising, o varejo a cada ano vem se beneficiando mais destes recursos para aumentar as vendas – analisa.
Os “tetos de ovos”, estratégia adotada pelos estabelecimentos, têm duas explicações. Suspensos, eles garantem maior visibilidade para quem está em outros corredores. Além disso, não é preciso mexer no layout de outros produtos que já estão dispostos.
Confira a tabela de preços: