Ao contrário do ano passado, quando a alta dos preços dos produtos mais procurados no Dia das Crianças registrou aumento de apenas 3,19%, neste ano os adultos terão que desembolsar mais dinheiro se quiserem presentear seus filhos ou levá-los para passear. Entre outubro de 2012 e setembro de 2013, o valor pagos nos presentes e serviços subiu, em média, 9,13%.
Continua depois da publicidade
A inflação medida no período fica acima da apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Getúlio Vargas/Ibre(FGV), que foi de 5,29%. Segundo o economista André Braz, um dos responsáveis pela pesquisa, entre os itens selecionados, chama a atenção para o aumento de preço dos serviços. Os shows musicais foram os que apresentaram a maior alta no período, de 13,94%.
Em contrapartida, os eletrônicos, uma das principais opções de presente das crianças mais crescidas, não registraram avanços em seus preços. Pelo contrário, tiveram queda. A maior deflação no segmento ficou com os aparelhos de som, que registraram baixa de 4,56% nos preços.