A gasolina tem nova previsão de aumento nas bombas na Grande Florianópolis, já que a Petrobrás confirmou o aumento de 12% no preço do combustível nas refinarias. A partir da próxima segunda-feira, dia 11, o consumidor deve passar a pagar mais caro pelo litro do produto.
Continua depois da publicidade
– O dono de posto compra gasolina para o fim de semana, então a partir de segunda o preço deve ser reajustado em 10 centavos. Alguns podem cobrar menos, mas depende de cada proprietário. Os prejuízos são muitos grandes nesta época de pandemia, tem revendedor que está com a corda no pescoço – explica Joel Fernandes, vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis, o Sindópolis.
O preço médio do combustível caiu 50% nas refinarias brasileiras desde janeiro até o mês de abril, mas a redução nas bombas para o consumidor foi de apenas 10% nos postos de Santa Catarina. Na composição do preço, além do valor bruto da gasolina, pesam também os impostos, os custos dos estabelecimentos e, mais recentemente, o fator pandemia.
Continua depois da publicidade