Encher o tanque ficará mais caro ainda neste ano. O ministro da Fazenda, Guido Mantega disse, na manhã desta quinta-feira, em entrevista ao portal G1, que a gasolina vai aumentar no fim de 2014, repetindo um padrão dos últimos anos.
Continua depois da publicidade
– Quem resolve o preço da gasolina é a Petrobras. Temos uma certa regularidade. Nos últimos anos, sempre teve aumento ou dois. É um setor privilegiado. A maioria dos segmentos teve reajuste de preços uma vez por ano. Ano passado (a gasolina) teve dois aumentos. Então, agora não será diferente. Vai ter aumento. Ano passado foi em novembro – disse ao portal da Rede Globo.
Em 2013, o preço da gasolina foi reajustado em duas ocasiões: janeiro (alta de 6,6%) e novembro (elevação de 4%).
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Economia
Mantega, que não deve ser ministro da Fazenda em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff, ainda fez questão de defender o atual governo. Segundo ele, a gestão petista decidiu utilizar o chamado “superávit primário”, que é a economia feita para pagar os juros da dívida pública, para realizar investimentos em saúde e educação.
O ministro também não garantiu que as previsões de crescimento da economia serão alcançadas. Ele considerou que “é possível” alcançar os 0,9% previstos pelo governo, embora o mercado financeiro indique aumento de apenas 0,29%.
Sobre inflação, Mantega afirmou que a seca “pressionou” o indicador. Contudo, considerou o índice como estável, ainda que tenha oscilado em torno de 6% e o limite da meta do governa seja de 4,5%.
Continua depois da publicidade
* Zero Hora