O blumenauense pagou menos pela cesta básica em junho. É o que revela o Índice de Variação Geral de Preços (IVGP) de Blumenau, calculado pelo Departamento de Economia da Furb. Com uma variação negativa de 1,07%, o custo caiu de R$ 322,75 _ valor pago em maio _ para R$ 319,30. Já a alta acumulada nos últimos 12 meses fechou em 6,14%.

Continua depois da publicidade

Entre os itens com maior alta e baixa, o café figura na lista dos produtos mais caros pelo segundo mês consecutivo. Em junho o item fechou em 5,53% _ em maio o aumento foi de 5%. A carne moída e o leite também registraram alta de 5,26% e 2,51%, respectivamente. As baixas do mês ficaram por conta do óleo de soja, do tomate e do açúcar.

::: Preço do pão sobe pelo segundo mês consecutivo em Blumenau

::: Tomate e pão foram os produtos com maior alta de preço em abril

Inflação fica dentro do esperado

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o IVGP, a inflação referente ao mês de junho fechou em 0,74%. De acordo com o professor Jamis Antonio Piazza, o número ficou dentro do intervalo esperado, que era entre 0,3% e 0,8%. Dos 25 subgrupos pesquisados, nove registraram alta, nove ficaram estáveis e sete subgrupos variaram negativamente.

Entre as altas estão os produtos de limpeza e higiene, materiais de escritório, alimentos industrializados e os semi-industrializados. Entre as baixas estão listados os utensílios para o lar, eletrodomésticos, autopeças e alimentos in-natura. Ao todo, 580 itens são mensalmente pesquisados pelo departamento.