Na última semana, foi realizado o Primeiro Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas. A ação foi promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) do Governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Em entrevista à CBN Joinville, Lindberg Nascimento, professor do Departamento de Geociências da UFSC, explicou que o fato do Estado estar se posicionando com um seminário sobre o tema já indica que estamos construindo uma cultura de resiliência.

— Qualquer mudança que for tomada hoje indica transformações para o futuro. Mudanças climáticas não são mais questões de longo prazo. A gente já enxerga os efeitos em desastres. Nada melhor do que o Estado começar a enfrentar isso de forma responsável e combativa — conta Nascimento.

Durante a entrevista, o professor trabalhou os casos em Santa Catarina, abordando a realidade de Joinville. Conforme Lindberg, a estratégia de adaptação parte de uma conversa próxima com a comunidade e Joinville já possui um sistema de monitoramento que auxilia no processo, o que reduz as vulnerabilidades. Porém, existem uma série de outros riscos que precisam de outra forma de enfrentamento.

— Precisamos mudar a nossa cultura e olhar os desastres não como uma excepcionalidade, mas como uma questão a ser enfrentada no nosso cotidiano. A gente sabe que as populações experimentam de forma diferenciada esses grandes eventos. E aí o combate principal é a redução das vulnerabilidades. Em termos de ameaça, a gente já tem grandes avanços. A questão, contudo, é inverter essa lógica da cultura da ameaça e apontar a cultura da vulnerabilidade — explica Nascimento.

Continua depois da publicidade

Durante o Seminário, foram apresentadas medidas de adaptações climáticas para diferentes setores de Santa Catarina, como adaptações na cidade, na agricultura e na indústria. O evento foi realizado no dia 30 de julho, no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GrandFpolis).

Ouça a entrevista completa:

Leia também

“Procura está muito grande”: Visitas em fábrica de cerveja iniciam neste sábado em Joinville

Sessões da Câmara de Vereadores de Joinville mudam de horário; saiba o motivo