O projeto Pré-Vestibular Comunitário Gratuito (PVC), que oferece aulas preparatórias para as principais provas de universidades de Santa Catarina, está com inscrições abertas para alunos de baixa renda e professores voluntários. Neste ano, a iniciativa comunitária de Florianópolis oferece pelo menos 90 vagas para pessoas que querem ingressar no ensino superior, mas não podem arcar com os custos de um cursinho tradicional. As inscrições ficam abertas até 26 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O curso acontecerá em formato híbrido, com aulas on-line de segunda à sexta-feira, no período da noite, das 19h às 22h, e presencialmente em dois sábados por mês. Os encontros presenciais serão na Escola Jovem do Sul da Ilha, sede do projeto localizada ao lado do Terminal Integrado do Rio Tavares (Tirio).

Para a coordenadora Janete Teixeira, essa dinâmica permite que pessoas de mais locais da Grande Florianópolis possam participar das aulas, mas sem perder completamente o “olho no olho” e a proximidade entre voluntários e estudantes.

Enfermeira de SC cria história em quadrinhos para ensinar pacientes sobre queimaduras

Continua depois da publicidade

A prioridade do projeto é atender candidatos de baixa renda, e o critério socioeconômico é levado em consideração na hora da seleção dos alunos. No entanto, Janete explica que outros estudantes podem ser chamados se tiveram vagas disponíveis.

— O foco é atender pessoas que apenas precisam de uma chance, de uma oportunidade para entrar em uma universidade — explica a coordenadora do projeto.

O cronograma de 2023 prevê que as inscrições podem ser feitas apenas pela internet, por um formulário on-line, até 26 de fevereiro. As aulas do curso extensivo começam em 1º de março e terminam em dezembro. Na metade do ano, o projeto abre vagas para o curso semiextensivo.

Programa Bairro Educador oferece colônia de férias para crianças e adolescentes de Florianópolis

O projeto busca preparar os estudantes para os vestibulares UFSC/IFSC e Udesc, além do Enem. São oferecidas 13 disciplinas, todas ministradas por professores voluntários.

Continua depois da publicidade

Professores voluntários

Além de alunos, o projeto está recrutando professores voluntários para este ano. Estudantes de graduação ou pessoas já formadas na área podem contribuir com o projeto dando aula para quem busca uma vaga no ensino superior.

Margareth Menezes anuncia desbloqueio de quase R$ 1 bilhão da Lei Rouanet

O PVC oferece certificado de participação para os professores voluntários. Segundo Janete, pode ser uma experiência positiva para agregar no currículo como parte de um projeto social.

Serviço

Leia também

Diretora de creche de SC é investigada por maus-tratos contra alunos

Lula homenageia Cancellier, reitor da UFSC que morreu após prisão espetaculosa