Pelo menos 10 nomes já foram cotados como pré-candidatos ao governo de São Paulo nas Eleições 2022. O registro oficial das candidaturas ocorre até o dia 15 de agosto, de acordo com o calendário eleitoral.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Os candidatos podem ser indicados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes.
O primeiro turno das eleições ocorre no dia 2 de outubro de 2022. E caso haja o segundo turno para votação aos cargos de presidente e governador, o mesmo ocorre no dia 30 do mesmo mês. Já a diplomação dos eleitos ocorrerá até 19 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Conheça os pré-candidatos a governador de São Paulo
- Abraham Weintraub (Brasil 35)
- Altino Junior (PSTU)
- Elvis Cezar (PDT)
- Felicio Ramuth (PSD)
- Fernando Haddad (PT)
- Gabriel Colombo (PCB)
- Márcio França (PSB)
- Rodrigo Garcia (PSDB)
- Tarcísio de Freitas (REP)
- Vinicius Poit (Novo)
Abraham Weintraub (Brasil 35)
Ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro, Weintraub, é pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Brasil 35, antigo PMB (Partido da Mulher Brasileira). Ele tem formação em ciências econômicas pela USP com mestrado em administração. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Altino Junior (PSTU)
Formado em Matemática, Altino Junior, natural de São Luiz (MA). trabalha no Metrô de São Paulo há 25 anos e é coordenador geral do Sindicato dos Metroviários, anteriormente já ocupou a presidência da entidade entre os anos de 2010 e 2016. A pré-candidatura ao governo de São Paulo foi lançada pelo PSTU.
Elvis Cezar (PDT)
O pré-candidato foi prefeito de Santana do Parnaíba entre 2014 e 2021. Atualmente é apresentador de TV. Nascido em Carapicuíba (SP), Cezar é formado em Direito. Foi filiado ao PSDB por 19 anos, mas recentemente filiou-se ao PDT para concorrer ao governo.
Continua depois da publicidade
Felicio Ramuth (PSD)
Ramuth é formado em Administração com MBA em Gestão Pública. Atual prefeito de São José dos Campos, foi eleito em 2016 e se reelegeu em 2020. Além disso, foi secretário de Transportes e assessor de Planejamento de Comunicação de São José dos Campos durante o mandato de Eduardo Cury (PSDB).
Fernando Haddad (PT)
Haddad é professor de Ciência Política na USP. Foi ministro da Educação no governo Lula. Em 2012, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo. O pré-candidato disputou as eleições presidenciais em 2018, mas perdeu o segundo turno para Jair Bolsonaro (PL).
Gabriel Colombo (PCB)
Formado em agronomia pela USP com mestrado em Ecologia Aplicada. Colombo é do PCB desde 2015 e foi anunciado pelo partido como pré-candidato a governador de São Paulo. Natural do Rio de Janeiro, ele vive atualmente em Piracicaba, interior de São Paulo, e participa de movimento sociais por moradia e pela terra.
Márcio França (PSB)
Advogado, França trabalhou como oficial de justiça antes de ingressar na carreira política. Foi vereador e prefeito de São Vicente pelo PSB. Em 2018, assumiu o governo de São Paulo após a renúncia de Geraldo Alckmin para concorrer à Presidência da República. Disputou a reeleição, mas perdeu no segundo turno. O pré-candidato nasceu em Nascido em São Vicente (SP).
Continua depois da publicidade
Rodrigo Garcia (PSDB)
Advogado e empresário, Garcia também já foi deputado estadual entre 1999 e 2010. Em 2014 foi eleito deputado federal pelo DEM, além de passar por várias secretarias. Em 2021, filiou-se ao PSDB para concorrer ao cargo de governador de São Paulo.
Tarcísio de Freitas (REP)
Engenheiro e militar da reserva. Freitas é ex-ministro da Infraestrutura e recém-filiado ao Republicanos. Natural do Rio de Janeiro, ele foi diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no governo Dilma Rousseff.
Vinicius Poit (Novo)
Formado em administração e com passagem pelo mercado financeiro, Poit é deputado federal em primeiro mandato. Natural de São Bernardo do Campo (SP), ele foi lançado como pré-candidato ao governo de São Paulo pelo partido Novo.
O que faz um governador
Tudo sobre as ELEIÇÕES 2022
Leia também
O que são federações partidárias e como funcionam nas eleições 2022
Continua depois da publicidade