As alianças para as eleições 2022 começam a sair do papel e alguns pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro já estão definidos. Entre eles está o do atual governador, Cláudio Castro (PL), que vai tentar a reeleição, e o do deputado federal Marcelo Freixo (PSB). Até agora, oito nomes aparecem na lista para a corrida ao Palácio Guanabara, sede do governo fluminense.
Continua depois da publicidade
Quem são os pré-candidatos a presidente nas Eleições 2022
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Castro e Freixo têm aliados de peso no cenário nacional e não é à toa que despontam à frente nas últimas pesquisas. O governador é do mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que pode garantir os votos bolsonaristas no Rio. Já o deputado federal terá o apoio do ex-presidente Lula, que vem liderando as pesquisas na corrida à Presidência da República.
Entre os outros seis nomes pré-candidatos ao governo do Rio está o do advogado Felipe Santa Cruz (PSD) e o do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT). Os dois partidos decidiram formar aliança, porém ainda não definiram quem encabeçará a chapa.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo os pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro:
- Cláudio Castro (PL)
- Coronel Emir Larangeira (PMB)
- Cyro Garcia (PSTU)
- Eduardo Serra (PCB)
- Felipe Santa Cruz (PSD)
- Marcelo Freixo (PSB)
- Paulo Ganime (Novo)
- Rodrigo Neves (PDT)
Cláudio Castro (PL)
Atual governador, Cláudio Castro nasceu em Santos, mas ainda criança foi morar na cidade do Rio de Janeiro. Formado em Direito, além de advogado também é músico, compositor e evangelizador. É casado e pai de dois filhos. Castro foi chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) por 12 anos. Eleito vereador pelo PSC em 2016 com mais de 10 mil votos, ocupou o cargo por dois anos. Em 2018, compôs a chapa na candidatura ao governo do Estado, vencendo com mais de quatro milhões e seiscentos mil votos válidos (4.675.355).
Coronel Emir Larangeira (PMB)
Formado em Ciências Administrativas, Coronel Emir Larangeira é escritor-membro da Academia de Letras Militares e do Distrito Federal. É também professor de Defesa Civil no CAO (capitães) e na Academia Dom João VI. Larangeira é ex-deputado estadual do Rio, entre os anos 1991 e 1994.
Cyro Garcia (PSTU)
Ex-deputado federal entre 1992 e 1993, professor Cyro Garcia, 67 anos, é bacharel em Direito pela UFRJ e mestre e doutor em História pela UFF. Garcia foi presidente do Sindicato dos Bancários no Rio e participou da fundação do PT e da CUT. Ajuda na criação do PSTU e da CSP-Conlutas.
Continua depois da publicidade
Eduardo Serra (PCB)
Eduardo Serra é professor da Escola Politécnica e no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pré-candidatura de Serra ao governo do Rio foi anunciada pelas lideranças do PCB na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no dia 14 de março.
Felipe Santa Cruz (PSD)
O advogado Felipe Santa Cruz, de 49 anos, é formado pela PUC-RJ e mestre em Direito e Sociologia pela UFF. É especializado em Direito do Trabalho e Direito Administrativo. Santa Cruz foi eleito presidente nacional da OAB em janeiro de 2019 e deixou o cargo no primeiro mês de 2022. Antes disso, esteve à frente da OAB do Rio. Santa Cruz é filho de Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, um estudante de Direito que desapareceu em 1974, preso por militares agentes do Doi-Codi, no Rio. O anúncio da pré-candidatura de Santa Cruz ocorreu no começo de fevereiro, quando PSD e PDT decidiram lançar chapa única ao governo fluminense. Porém, ainda não foi definido quem encabeçará a chapa.
Marcelo Freixo (PSB)
Professor de História e deputado federal, Marcelo Freixo é natural de São Gonçalo (RJ) e começou a militância política ainda na juventude. Formado pela UFF, trabalhou como educador voluntário em presídios do Rio e se destacou na luta pelos Direitos Humanos. Foi deputado estadual pelo PSOL e disputou a prefeitura do Rio pela primeira vez em 2012. Quatro anos depois entrou novamente na disputa e chegou ao segundo turno. Em 2018 foi eleito deputado federal. Dois anos depois, trocou o PSOL pelo PSB, partido pelo qual pretende disputar o governo do RJ neste ano.
Paulo Ganime (Novo)
O carioca Paulo Ganime tem 38 anos e foi eleito pela primeira vez a um cargo eletivo em 2018, como deputado federal. É formado em Engenharia de Produção pelo CEFET-RJ, além de ter cursado Economia na UERJ e de ter concluído MBA em Gestão de Empresas na PUC-RIO. Ganime trabalhou 15 anos em grandes empresas multinacionais, sendo os últimos 5 desses como expatriado na França e nos EUA.correto e justo e para uma sociedade cada vez mais engajada e consciente de seu papel.
Continua depois da publicidade
Rodrigo Neves (PDT)
Formado em Ciências Sociais pela UFF, Rodrigo Neves tem 45 anos e já ocupou os cargos de vereador e, por duas vezes, prefeito de Niterói.
Leia também
O que são federações partidárias e como funcionam nas eleições 2022