Os nomes para a disputa pela prefeitura de Florianópolis não estão totalmente definidos e os partidos ainda conversam para definir possíveis aliados. Mas alguns pré-candidatos já se adiantam e começam a montar a estrutura para uma futura campanha. No tabuleiro do cenário pré-eleitoral, ter uma equipe organizada pode fazer a diferença na hora de bancar uma candidatura.
Continua depois da publicidade
Pré-candidato pelo PMDB, o secretário municipal Gean Loureiro afirma que já começou a montar a equipe e está finalizando o processo de contratação de uma agência de publicidade. Segundo Gean, embora a lei eleitoral proíba a realização de campanha até as convenções partidárias, é importante estar com o time montado com antecedência.
Além da estrutura, o peemedebista pretende intensificar, após o Carnaval, a conversa com os partidos aliados – PDT, PTB e PPS – para começar a formalizar um plano de governo. Do lado do PSD, Cesar Souza Junior também já mexe as peças para a montagem de uma equipe.
O pré-candidato já contratou um jornalista para coordenar a equipe de assessoria de imprensa e teria fechado o nome do publicitário Fábio Veiga como marqueteiro da campanha. Veiga foi o responsável pela campanha eleitoral do governador Raimundo Colombo (PSD) e das duas campanhas de Dário Berger (PMDB) para a prefeitura de Florianópolis. Na parte política, seguem as conversas com outros partidos para a construção de uma coligação.
Continua depois da publicidade
A deputada Angela Albino (PC do B) se define em um momento de organização da campanha. A pré-candidata diz que já foi procurada por algumas agências de publicidade e vem conversando com empresas da Capital, de Brasília e em São Paulo. O partido já tem acertado um encontro, todas as terças-feiras, com lideranças do PR e PRB para começar a traçar as diretrizes do plano de governo. Além disso, na última semana, Angela montou um escritório no Centro de Florianópolis.
A deputada explica que a estrutura vai servir de apoio ao trabalho do seu gabinete. Partidos pensam nas alianças Já o PP e o PT se concentram nas conversas com outros partidos e não avançaram em termos de estrutura de pré-campanha.
O presidente do diretório municipal do PP, Alessandro Abreu, explica que “institucionalmente” a sigla só deflagrará as conversas com outros partidos após a reunião da executiva municipal, marcada para o dia 27. De acordo com ele, todos os contatos feitos até agora foram de iniciativa “pessoal” e ainda não está fechada qualquer tipo de composição. Mas o partido vem mapeando nomes para compor a chapa para a Câmara de Vereadores. A intenção é ter um candidato por bairro.
Continua depois da publicidade
Mesmo contando com um pré-candidato, o médico Ricardo Baratieri, o PT também não avançou em termos de estrutura. Segundo o presidente municipal, Nildomar Freire, no momento, a sigla se vê diante de três cenários: uma ala que busca a aliança com o PMDB; uma outra que defende a chapa pura e ainda uma terceira via que quer a candidatura de Baratieri dentro de uma coligação. Enquanto segue o debate, a executiva vem investindo na discussão de um plano para a cidade e na definição da pré-chapa de vereadores.