As eleições municipais de 2024 em Palhoça, na Grande Florianópolis, já têm ao menos cinco pré-candidatos a prefeitos definidos pelos partidos. São eles: Eduardo Freccia (PL), Gilliard Martins (PDT), Luciano Pereira (PSD) e Tânia Slongo (PT). A menos de três meses das disputas nas urnas, as legendas devem confirmar os indicados para a corrida pela prefeitura nas convenções partidárias, que pelo calendário eleitoral devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A eleição em Palhoça deve ter o atual prefeito Eduardo Freccia (PL) em busca da reeleição. Eleito em 2020 com o apoio do ex-prefeito Camilo Martins e pelo PSD, o atual mandatário deixou o partido e vai disputar o cargo pelo PL, com apoio do ex-prefeito e do governador Jorginho Mello (PL).
O vereador Luciano Pereira (PSD), segundo colocado na eleição de 2020, quando concorreu pelo Avante, filiou-se ao PSD e também é pré-candidato a prefeito em Palhoça na disputa de 2024. O partido deve ter o apoio do União Brasil, do deputado estadual Sérgio Guimarães.
Além dessas duas candidaturas, a cidade também pode ter concorrentes do PT, que apresentou Tânia Slongo como pré-candidata, e do PDT, com Gilliard Martins.
Continua depois da publicidade
A definição oficial dos concorrentes, no entanto, só ocorre nas convenções dos partidos, que precisam ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.
Veja quem são os pré-candidatos a prefeito em Palhoça
Eduardo Freccia (PL)
Prefeito eleito em 2020, Eduardo Freccia é aliado do ex-prefeito e atual deputado estadual Camilo Martins e vai concorrer à reeleição na disputa deste ano. Ele é professor universitário e pós-graduado em gestão empresarial.
Gilliard Martins (PDT)
Formado em Direito e funcionário da Casan, Gilliard Martins é pré-candidato a prefeito de Palhoça pelo PDT.
Continua depois da publicidade
Luciano Pereira (PSD)
Luciano Pereira é funcionário público e foi presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Palhoça (Sitrampa). Foi vereador entre 2017 e 2020, ano em que concorreu a prefeito pelo Avante, terminando em segundo lugar. Em 2023, filiou-se ao PSD, partido pelo qual deve concorrer à prefeitura.
Tânia Slongo (PT)
A advogada Tânia Slongo será o nome do PT para a corrida pela prefeitura de Palhoça. Atua como conselheira do Conselho Estadual de Segurança Alimentar de SC (Consea) de alimentação.
Leia também
Eleições 2024: SC tem 17 pré-candidatas mulheres nas 20 maiores cidades
Partidos de SC têm datas de convenções indefinidas a 15 dias do início do prazo legal
Calendário eleitoral de julho tem prazos para inaugurações e convenções; veja datas