Diferente da maioria das cidades catarinenses, Brusque terá uma nova disputa pela cadeira de prefeito em um intervalo de meses. Isso porque em setembro de 2023 as eleições suplementares trouxeram André Vechi (PL) para o cargo. Ele, inclusive, é o único nome do pleito do ano passado que deve participar da corrida nas Eleições 2024. Vechi concorrerá a preferência da população com ao menos outros quatro políticos: Cedenir Simon (PT), Ciro Roza (PSD), Danilo Visconti (DC) e Nik Imhof (MDB).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Único representante no campo da esquerda, o petista Cedenir não está sozinho quando o assunto é tentar sair da Câmara de Vereadores para cumprir o principal papel do Executivo municipal. O parlamentar Nik, do MDB, fará o mesmo movimento.

O pleito terá desde o estreante nas urnas Danilo Visconti (DC) até Ciro Roza (PSD), que já foi prefeito da cidade em três mandatos.

A definição oficial dos concorrentes, no entanto, só ocorre nas convenções dos partidos, que precisam ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Continua depois da publicidade

Veja quem são os pré-candidatos a prefeito de Brusque

André Vechi (PL)

André Vechi, 35 anos, busca a reeleição depois de se tornar prefeito em 2023, quando houve eleições suplementares em Brusque por conta da cassação dos mandatos de José Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner. Vechi é mestre em Administração, foi professor do Instituto Estadual de Educação entre 2009 e 2011, e trabalhou na secretaria, coordenação, diretoria e assessoria da prefeitura de Brusque antes de se eleger vereador em 2020.

Cedenir Simon (PT)

Cedenir Simon tem 50 anos, é natural de Seara e mestre em História. Vereador em Brusque, também atuou como chefe de gabinete, secretário de Comunicação e secretário de Governo e Gestão Pública durante o governo de Paulo Eccel.

Ciro Roza (PSD)

Ciro Roza, 78 anos, é um produtor rural e empresário que já foi prefeito de Brusque por três vezes e deputado estadual. Esteve à frente da prefeitura nos anos de 1989 a 1992 e entre 2001 e 2008. Na Assembleia Legislativa ocupou uma cadeira entre 1995 e 1999 e foi reeleito. Em 2010, concorreu novamente e ficou na 5ª suplência, mas acabou convocado e assumiu em 2011.

Continua depois da publicidade

Danilo Visconti (DC)

Danilo Visconti tem 37 anos e é ex-procurador-geral do município onde nasceu, Brusque. Empresário, estudante de Ciências Econômicas e formado em Direito, é oficial substituto do Ofício de Registro de Imóveis da comarca da região desde 2022.

Nik Imhof (MDB)

Nik Angelo Imhof nasceu em Brusque há 32 anos. É formado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão de Pessoas. Vereador no primeiro mandato, é também diretor regional do CREA-SC e já exerceu o cargo de diretor-geral da Secretaria Municipal de Obras.

Leia mais

Quem são os pré-candidatos a prefeito em Blumenau nas Eleições 2024