A três meses das eleições municipais, Biguaçu, na Grande Florianópolis, tem seis pré-candidatos à prefeitura. São eles: Fernando Duarte, conhecido como Pissudo (Progressistas), Professor Auri (PSOL), Salete Cardoso ou Ramon Wollinger (PL), Salmir da Silva (MDB), e Tuta (PSD). O primeiro turno está marcado para 6 de outubro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O atual prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva (MDB), irá concorrer à reeleição. Contra ele, até agora, estão cotados os ex-prefeitos Tuta (PSD), que esteve na prefeitura entre 2001 e 2008, e Ramon Wollinger (PL), que atuou entre 2014 e 2020. Também são pré-candidatos Salete Cardoso, presidente do PL na cidade, Pissudo, presidente municipal do Progressistas, e Professor Auri, do PSOL.
O presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina (CONEN), Fernando Henrique da Silveira, decidiu retirar a pré-candidatura dele a prefeitura de Biguaçu. Ele disputaria pelo NOVO.
A definição oficial dos concorrentes só ocorre nas convenções dos partidos, que precisam ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.
Continua depois da publicidade
Veja quem são os pré-candidatos a prefeito de Biguaçu
Fernando Duarte, o Pissudo (Progressistas)
Fernando Duarte, de 44 anos, conhecido como Pissudo, é presidente municipal do Progressistas e vereador na cidade por três mandatos: 2012, 2016 e 2020.
Professor Auri (PSOL)
Auri Arnaldo Bitencourt da Rosa, conhecido como Professor Auri, é professor de História e especialista em História e Cultura Afro-brasileira. Ele trabalhou por 22 anos como professor e já disputou a prefeitura da cidade em 2016, quanto recebeu 5,75% dos votos.
Ramon Wollinger (PL)
Ramon Wollinger foi prefeito de Biguaçu por dois mandatos consecutivos. Ele assumiu a prefeitura em 11 de dezembro de 2014, após a renúncia do então prefeito José Castelo Deschamps, e ficou no cargo até 2020. Também foi vereador de 2001 a 2008 e ocupou vários cargos na Câmara Municipal, incluindo vice-presidente, primeiro e segundo secretário.
Continua depois da publicidade
Salmir da Silva (MDB)
Salmir da Silva, de 54 anos, é o atual prefeito de Biguaçu. Ele tem formação superior em Engenharia Industrial Elétrica, Técnico Industrial e Gestão Pública. Em 2016, foi eleito vereador de Biguaçu em 2016. Já em 2020, assumiu a prefeitura ao receber 42,86% dos votos, tendo como vice na chapa Alexandre Souza (Podemos).
Salete Cardoso (PL)
Atual presidente do PL de Biguaçu, Salete Cardoso, de 59 anos, está no quinto mandato como vereadora. Na Prefeitura de Biguaçu, serviu como professora, Presidente do Conselho Municipal de Esportes e Secretária Municipal da Cultura, Esporte, Turismo e Lazer.
Tuta (PSD)
Vilmar Astrogildo de Souza, conhecido como Tuta, foi prefeito da cidade por dois mandatos. O primeiro começou em 1º de janeiro de 2001 e terminou em 31 de dezembro de 2004. Ele foi reeleito e assumiu a prefeitura novamente em 1º de janeiro de 2005, mas renunciou ao cargo em 2 de abril de 2008. O político se filiou ao PSD no final de 2023 com a intenção de ser candidato a prefeito de Biguaçu nas eleições de 2024. No entanto, está inelegível para concorrer a cargos eletivos pois foi condenado duas vezes por improbidade administrativa.
Leia também
Quem são os pré-candidatos a prefeito em São José nas Eleições 2024
Quem são os pré-candidatos a prefeito em Florianópolis nas Eleições 2024