Balneário Camboriú deve ter oito candidatos à prefeitura nas Eleições 2024. O eleitor poderá escolher entre uma ampla opção de chapas, mas a maioria delas concorrerá pela Direita: André Meirinho pelo Partido Progressistas, Carlos Humberto Silva pelo DC, Claudir Maciel pelo PSB, Juliana Pavan pelo PSD, Lucas Gotardo pelo NOVO, Omar Tomalih pelo União Brasil e Peeter Lee Grando pelo PL. A Esquerda terá apenas uma representante, a pré-candidata Marisa Zanoni Fernandes, do PT. O primeiro turno ocorre em 6 de outubro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Balneário Camboriú e região por WhatsApp

Nos bastidores, entre os fatos que marcaram esse começo da corrida eleitoral está o de que Balneário Camboriú foi a única cidade catarinense onde, a pedido de Jair Bolsonaro, a escolha do PL não passou pelo governador Jorginho Mello. Foi uma prerrogativa do prefeito Fabrício Oliveira. Essa costura foi feita no meio evangélico, que é bastante forte no município, e teve a interferência de Silas Malafaia. O prefeito acabou indicando o jornalista e empresário Peeter Lee Grando.

Isso gerou outra curiosidade sobre o pleito de 2024: Com a decisão, Carlos Humberto Silva foi escanteado pelo PL. Como resposta, disse que pretende levar a pré-candidatura do pai dele e homônimo, o empresário Carlos Humberto, até as convenções partidárias, que precisam ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto e trarão a definição dos concorrentes.

A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Continua depois da publicidade

Veja quem são os pré-candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

André Meirinho (Progressistas)

André Furlan Meirinho, 41 anos, está no segundo mandato como vereador em Balneário Camboriú, é formado em Administração e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental. Apesar de ter nascido no Oeste catarinense, em Concórdia, mudou-se para a “Dubai brasileira” em 2001, onde vive desde então. Funcionário do Banco do Brasil, atuou também como diretor da Fundação de Esportes de Balneário Camboriú, de 2009 a 2012, e como secretário da Fazenda, de 2014 a 2015.

Carlos Humberto Silva (DC)

Carlos Humberto, 70 anos, é um construtor e estreante nas urnas. Natural de Florianópolis, chegou a Balneário Camboriú em 1976. Empreende no ramo da construção civil e já trabalhou como professor de matemática. Foi sócio-fundador e presidente do Sinduscon, superintendente da Fundação de Esportes, secretário de Turismo, entre outros. Ele é pai do deputado estadual Carlos Humberto Metzner Silva, que iria se candidatar nas eleições municipais deste ano pelo PL.

Claudir Maciel (PSB)

Claudir Maciel é empresário e iniciou a carreira política como vereador, cargo que ocupou por quatro mandatos. Além da atuação no Legislativo, foi secretário do Desenvolvimento Regional na sede do Governo do Estado em Itajaí. Na prefeitura de Balneário Camboriú, trabalhou por quase nove anos, passando de concursado na área da informática a diretor e secretário de Planejamento Urbano durante a gestão de Edson Piriquito.

Continua depois da publicidade

Juliana Pavan (PSD)

Juliana Pavan Von Borstel, 41 anos, nasceu em Balneário Camboriú. Atua no primeiro cargo público, como vereadora, desde 2021. Deixou o PSDB em março deste ano e vai concorrer à cadeira do Executivo pelo PSD. É também empresária, apresentadora de TV e graduanda em Administração com habilitação em Marketing e Tecnologia de Gestão Pública.

Lucas Gotardo (NOVO)

Lucas Wilson Gotardo tem 35 anos e é vereador em Balneário Camboriú, cidade onde cresceu. Está cursando Administração Pública e atua como guarda-vidas civil desde 2010. Trabalhou como assessor parlamentar por dois anos no gabinete do então deputado estadual Dado Cherem (PSDB) e foi eleito vereador pela primeira vez em 2016, conquistando a reeleição no pleito seguinte, em 2020, quando foi o parlamentar mais votado.

Marisa Zanoni Fernandes (PT)

Marisa Zanoni Fernandes, 55 anos, é professora universitária. Doutora em Educação, tem experiência na área, atuando principalmente no temas de formação de professores, educação infantil, estágio, cultura e representação social. A pré-candidata já foi vereadora na cidade.

Omar Tomalih (União Brasil)

O gaúcho Omar Tomalih, 50 anos, é empresário, formado em Direito e vereador em Balneário Camboriú, cidade onde vive desde 2009. Começou na vida política em 1999, ainda no Rio Grande do Sul. Já em Balneário Camboriú, foi eleito parlamentar municipal em 2016, reelegendo-se em 2020. Nesses últimos anos, foi secretário de Articulação Governamental de Balneário Camboriú e presidente da Câmara. Antes de ser eleito, foi assessor parlamentar do deputado estadual Ismael dos Santos (PSD).

Continua depois da publicidade

Peeter Lee Grando (PL)

Peeter Lee Grando é jornalista e empresário. Estreante nas urnas, é o nome lançado pelo atual prefeito, Fabrício Oliveira (PL). Ele se preparava para concorrer a vereador — mas mudou os planos diante da escolha de Fabrício. O pré-candidato tem um perfil parecido com o do chefe do Executivo municipal. Ambos são jovens e evangélicos: Peeter foi apresentador de um programa em uma rádio ligada a uma igreja. A experiência política dele foi em Camboriú, onde passou 10 anos como diretor de comunicação.

Leia mais

Quem são os pré-candidatos a prefeito em Itajaí nas Eleições 2024