O cenário político em Jaraguá do Sul aponta sete nomes entre os pré-candidatos a disputar o cargo de chefe do Executivo nas eleições de 2024. Entre eles estão: Diego Ribeiro (Rede), Edson Junkes (PL), Emanuela Wolff (Podemos), Jair Franzner (MDB), Jaison Elert (PRTB), Mario Felippi (Novo) e Níura Demarchi (PP).

Continua depois da publicidade

 Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Atual prefeito, Jair Franzner (MDB) assumiu o cargo em abril de 2022, após Antídio Lunelli (MDB), eleito em 2020 com 70% dos votos, se eleger deputado estadual de Santa Catarina. Franzner, vice de Lunelli, ocupou o cargo. Ele, agora, tenta a reeleição em outubro.

Entre os possíveis adversários do atual prefeito, está Edson Junkes, que deve ter apoio de Jorginho Mello, também do PL. Ele é empresário do setor têxtil, da comunicação e há algum tempo trabalha para ser candidato. Emanuela Wolff (Podemos), por sua vez, já foi secretária do governo Lunelli e do próprio Franzner.

Jaison Eilert (PRTB) busca representar o eleitor “bolsonarista raiz”. Ainda há Diego Ribeiro (Rede), Mário Felipe (Novo) e Níura Demarchi (PP). A última, inclusive, foi eleita senadora suplente em 2010. 

Continua depois da publicidade

A definição oficial dos concorrentes, no entanto, só ocorre nas convenções dos partidos, que precisam ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Veja quem são os pré-candidatos a prefeito de Jaraguá do Sul

Diego Ribeiro (Rede)

Diego Ribeiro tem 37 anos, é empresário, professor, estudante de Direito e já foi gestor de tecnologia do governo do Ceará. Foi “lançado” politicamente em Florianópolis, pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. 

Edson Junkes (PL)

Empresário do setor têxtil e da comunicação, Edson tem 41 anos e deve ter o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), como apoiador de campanha. 

Continua depois da publicidade

Emanuela Wolff (Podemos)

Funcionária pública, Emanuela é formada em processos gerenciais e atua como coordenadora de atendimento no governo estadual. Ela já foi secretária nos governos de Antídio Lunelli e Jair Franzner, ambos do MDB, na prefeitura de Jaraguá do Sul.

Jair Franzner (MDB)

Atual prefeito da cidade, Franzer é empresário e e foi vice de Antídio Lunelli (MDB) em 2020, quando a chapa foi eleita. Ele buscará a reeleição neste ano. Jair é diretor industrial na Urbano Agroindustrial, empresa fundada pelo pai, Urbano Franzner, em 1960. Ele não tem outras experiências na política. 

Jaison Elert (PRTB)

Formado técnico em construção mecânica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), é fundador do PRTB em Jaraguá do Sul e tem experiências profissionais em empresas da indústria da cidade. 

Mario Felippi (Novo)

Advogado e professor na Católica de Santa Catarina, Mario é empresário e presidente de clube de tiro em Jaraguá do Sul. 

Continua depois da publicidade

Níura Demarchi (PP)

Há mais de 20 anos na vida política, Níura é advogada e professora. Ela foi eleita vereadora em Jaraguá do Sul,  pelo PL, entre 1997 e 2000. Foi Secretária de Desenvolvimento Regional (SDR), de 2003 a 2008, nos dois governos de Luiz Henrique da Silveira (MDB). 

Professor Francisco (PT)

Professor de geografia, Francisco é ligado ao movimento sindical e disputou eleição para deputado estadual em 2022, mas ficou com a suplência.

Leia também

Santa Catarina tem quase mil casos de violações contra LGBTQIA+ em 2024

Empresa de Joinville atinge marca histórica de R$ 1,2 bilhão em pagamentos antecipados

Como é o navio chinês de 40 milhões de dólares que veio buscar toneladas de soja em porto de SC