Depois de 17 dias cruzando o Oceano Atlântico, o veleiro PRB foi o primeiro, da classe Imoca, a chegar em Itajaí. A dupla francesa Vicent Riou e Jean Le Cam chegou em Itajaí às 10h41min deste domingo. Mesmo com chuva, os vencedores foram recebidos pelos fãs e por muitos fogos na Vila da Regata e nos molhes.

Continua depois da publicidade

O título premia a melhor estratégia dos navegadores franceses. A dupla se manteve entre os primeiros colocados desde a largada e, mesmo com um pit stop na Ilha da Madeira para resolver um problema no leme, não deixou os adversários desgarrarem. Após a quebra do Macif no litoral da Bahia, o PRB abriu para vencer com média de 23 km/h durante toda prova.

A experiência de outras seis edições da Transat Jacques Vabre e de travessias em solitário como a Vandée Globe fez a diferença para os dois, que sobem ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez.

Perguntado antes da largada em Le Havre sobre a previsão para a regata, Jean Le Cam foi enfático ao dizer que o objetivo era ser mais rápido do que o primeiro colocado. Dito e feito: o PRB cumpriu a promessa.

Continua depois da publicidade

O PRB puxa a fila dos Imoca, que não deixaram o campeão descansar. Outros três barcos da categoria também devem chegar ao destino final nas próximas horas. Já nas águas catarinenses estão Safran e Maître CoQ. Um pouco mais atrás, o Chéminees de Poujoulat deve atracar na Vila da Regata até o fim da noite.