O prazo para as pessoas se vacinarem contra a gripe influenza na rede pública termina nesta quarta-feira em Blumenau, em virtude do feriado de Corpus Christi. Apesar de a campanha de imunização ter iniciado em abril, mais de 25 mil pessoas dos grupos de risco ainda precisam se imunizar na cidade.

Continua depois da publicidade

As doses seguem sendo aplicadas nos postos de saúde com sala de vacinação, no horário normal de atendimento de cada unidade. Nos sete Ambulatórios Gerais, as salas de vacinação também estão atendendo até as 21h exclusivamente para a imunização da população.

Dados da Vigilância Epidemiológica do município apontam que até o momento 81.550 cidadãos receberam a vacina contra a gripe gratuitamente. O número corresponde a 77,2% do total previsto. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar ao menos 90% das 106.641 pessoas que integram os públicos prioritários na cidade.

A maior cobertura vacinal continua sendo registrada entre os idosos, com 101,6%, ou seja, já acima do estimado inicialmente. Na sequência aparecem professores (81%) e puérperas (74%). Os menores índices são verificados entre gestantes (57,5%), trabalhadores da saúde (60,1%) e crianças (63,7%).

Quem tem direito à vacina contra a gripe na rede pública:

Continua depois da publicidade

– idosos com mais de 60 anos;

– crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos;

– gestantes;

– puérperas (até 45 dias após o parto);

– trabalhadores da saúde;

– professores das redes pública e privada;

– povos indígenas;

– portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.