Dos 4.023 eleitores joinvilenses que precisavam regularizar o título eleitoral por não terem votado ou por não justificarem ausência nos três últimos turnos de eleição, a Justiça Eleitoral em Joinville estima que aproximadamente 400 pessoas ainda não procuraram normalizar sua situação.
Continua depois da publicidade
Durante esta segunda-feira, os cartórios das três zonas existentes em Joinville registraram movimento acima do esperado, mas sem haver formação de filas para atendimento.
Quem não correr para regularizar o título – o prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) termina na quinta-feira – podem ter seu título cancelado.
Quem tem pendências, por exemplo, será impedido de de obter passaporte ou carteira de identidade, de receber salários de função ou emprego público, além de participar de concorrência pública ou administrativa, contrair empréstimo em instituição financeira pública e ser nomeado, caso passe em concurso público.
Para regularizar sua situação, é preciso apresentar um documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral ou de recolhimento de multa obrigatória, no valor de R$ 3,50 para cada turno que não tenha votado.
Continua depois da publicidade
Para quem tem dúvidas se está com a situação irregular, basta ir ao site do Tribunal Superior Eleitoral e pesquisar por seu nome. Não estão sujeitos ao cancelamento do título os eleitores cujo voto é facultativo.